MODELO DE NEGÓCIO EM ORGANIZAÇÃO JORNALÍSTICA NATIVA DIGITAL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR E INOVAÇÃO DO NEXO JORNAL
Jornalismo em redes digitais, Modelo de negócio, Valor, Inovação, Nexo Jornal
Este trabalho tem como objetivo compreender como as empresas jornalísticas nativas digitais buscam construir valor em seus modelos de negócios no contexto das redes digitais. Para isso, escolhemos como objeto de análise o Nexo Jornal, por se tratar de uma organização nativa digital, que possui um modelo de negócio com foco no contexto digital e conquistou relevância no campo jornalístico brasileiro. Optamos por uma metodologia híbrida que combina estudo de caso (YIN, 2001) com análise de modelos de negócio, o Business Model Canvas (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). Também empregamos a análise de conteúdo na amostragem selecionada de nosso objeto. A ficha de análise do modelo Business Model Canvas permitiu delimitar a forma como a empresa jornalística cria, captura e entrega valor. O principal atributo da criação de valor de uma empresa jornalística é sempre ancorado em aspectos do produto. No caso do Nexo Jornal, a solução-chave é o seu modelo editorial baseado no jornalismo de contexto, com a proposta de explicação e interpretação do noticiário e abordando
assuntos que qualificam o debate público.