Banca de DEFESA: CAIO AMARAL DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO AMARAL DA CRUZ
DATA : 28/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: "Sou Bicha do Amor": articulations between pop, performance and parodies around Lady Gaga
TÍTULO:

“SOU BICHA DO AMOR”: ARTICULAÇÕES ENTRE POP, PERFORMANCE E PARÓDIAS EM TORNO DE LADY GAGA


PALAVRAS-CHAVES:

Lady Gaga, Paródia, Cultura Pop, Transviado, Performance.  


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A dissertação analisa articulações entre performances transviadas e a cultura pop-mundo a partir de paródias brasileiras de Lady Gaga no YouTube. O trabalho apresenta abordagem sobre pop, performance e paródia (referenciados como os 3 Ps da pesquisa) com base em conceitos e pressupostos dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos em diálogo com trabalhos de outras vertentes acadêmicas. O conceito de cultura pop-mundo é desenvolvido como um espaço global multifacetado e conectado onde trocas culturais das mais diversas se estabelecem a partir de valores locais da cultura popular e valores globais compartilhados de formas assimétricas. O termo foi cunhado a partir de um diálogo com concepções de cultura popular (HALL, 2003; MARTÍN-BARBERO, 1997), cultura-mundo (CANCLINI, 1995) e globalização (CANCLINI, 1995; GROSSBERG, 2010). O conceito de performance é entendido pela ideia de comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) associada à ideia de transculturalidade (TAYLOR, 2013). Já as relações com identidades de gênero e sexualidades dissidentes no Brasil são convocadas a partir da noção de transviado (BENTO, 2017). As paródias são compreendidas com base nos conceitos de hipertextos e palimpsestos (MARTÍN-BARBERO, 1999, 2013, 2014, 2015), como forma de pensá-las além de interpretações fixas de passado e presente e de autenticidade. A abordagem metodológica para a análise das 25 paródias brasileiras de Lady Gaga selecionadas para o corpus é fruto da articulação entre o mapa das mediações (MARTÍN-BARBERO, 1997) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009), que guiou a trajetória analítica juntos aos quatro eixos construídos nesta pesquisa: poética do armengue, humor transviado, tretas do pop e pop-denúncia. Reforçamos o entendimento das paródias como lugares de olhar o entrecruzamento cultural de valores e as articulações que nos mostraram rasuras e reproduções entre performances transviadas no Brasil e a cultura pop-mundo. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 287773 - ITANIA MARIA MOTA GOMES
Presidente - 2142522 - JULIANA FREIRE GUTMANN
Externo à Instituição - THIAGO SOARES - UFPE
Notícia cadastrada em: 25/08/2020 19:13
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA