Banca de DEFESA: ALLANA GAMA DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLANA GAMA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 25/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa on-line (videoconferência)
TÍTULO:

Influência Digital: a construção da performance do indivíduo enquanto influenciador na plataforma digital Instagram


PALAVRAS-CHAVES:

Influência Digital, Influenciador Digital, Performance social, Instagram


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de construção da influência na plataforma digital do Instagram, através da análise da performance social do Influenciador Digital. Para análise da performance, primeiramente escolheu-se um recorte temático específico que é tratado na plataforma: os cuidados com cabelos crespos e cacheados. A partir disto, três perfis de influenciadores da cidade de Salvador e região metropolitana que tratam do assunto foram selecionados para entrevistas que avaliaram a performance destes indivíduos a partir das seguintes as categorias: (1) Elementos Performáticos; (2) Utilização de Conta; e (3) Consciência da Influência. De forma complementar e visando avaliar o engajamento, que na relação de influência se relaciona com a mudança de comportamento/opinião do influenciado, distribuiu-se um questionário online para os seguidores das entrevistadas, visando avaliar o processo de influência relacionado; para tanto, utilizou-se as seguintes categorias: (1) Efeitos na Plateia; e (2) Envolvimento com o tema. Como resultado aos questionamentos centrais da pesquisa, temos que a construção da influência através das performances sociais no Instagram se dá a partir do estabelecimento de uma pauta central por parte do performer, o qual se coloca como autoridade e referência no assunto; de configurações específicas do seu perfil; do hábito em analisar e filtrar seu conteúdo a partir da reação da audiência; e da manutenção da presença constante na plataforma gerando uma maior exposição de si. O efeito desta performance tende a ser o impacto em ações e/ou opiniões perceptíveis na audiência do performer.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675144 - JOSE CARLOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 1526841 - LEONOR GRACIELA NATANSOHN
Externo à Instituição - VITOR JOSÉ BRAGA MOTA GOMES - UFS
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 22:08
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA