Influência Digital: a construção da performance do indivíduo enquanto influenciador na plataforma digital Instagram
Influência Digital, Influenciador Digital, Performance social, Instagram
A pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de construção da influência na plataforma digital do Instagram, através da análise da performance social do Influenciador Digital. Para análise da performance, primeiramente escolheu-se um recorte temático específico que é tratado na plataforma: os cuidados com cabelos crespos e cacheados. A partir disto, três perfis de influenciadores da cidade de Salvador e região metropolitana que tratam do assunto foram selecionados para entrevistas que avaliaram a performance destes indivíduos a partir das seguintes as categorias: (1) Elementos Performáticos; (2) Utilização de Conta; e (3) Consciência da Influência. De forma complementar e visando avaliar o engajamento, que na relação de influência se relaciona com a mudança de comportamento/opinião do influenciado, distribuiu-se um questionário online para os seguidores das entrevistadas, visando avaliar o processo de influência relacionado; para tanto, utilizou-se as seguintes categorias: (1) Efeitos na Plateia; e (2) Envolvimento com o tema. Como resultado aos questionamentos centrais da pesquisa, temos que a construção da influência através das performances sociais no Instagram se dá a partir do estabelecimento de uma pauta central por parte do performer, o qual se coloca como autoridade e referência no assunto; de configurações específicas do seu perfil; do hábito em analisar e filtrar seu conteúdo a partir da reação da audiência; e da manutenção da presença constante na plataforma gerando uma maior exposição de si. O efeito desta performance tende a ser o impacto em ações e/ou opiniões perceptíveis na audiência do performer.