Banca de DEFESA: ESTELA SANTOS MARQUES DOS REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTELA SANTOS MARQUES DOS REIS
DATA : 30/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa on-line (videoconferência)
TÍTULO:

Que valores-notícia Folha, Vogue e Nexo têm em comum: os valores-notícia universais que se estabelecem nas finalidades do jornalismo


PALAVRAS-CHAVES:

valores-notícia, noticiabilidade, finalidades do jornalismo


PÁGINAS: 150
RESUMO:
Esta dissertação se dedica ao esforço de entender o que motiva a seleção de objetos de realidade para que sejam transformados em notícia. Partimos do ponto que considera a atividade jornalística produto cultural de uma sociedade que tem hábitos, crenças e valores demarcados e que influenciam na avaliação que fazemos do que acontece ao nosso redor (Schwartz, 2006, 2012). Nesse sentido, nos questionamos sobre a relação que se estabelece entre os fatores de produção da notícia. Especificamente, aqui temos como objetivo averiguar se existem valores-notícia que atravessam características editoriais e que se estabelecem nas finalidades do jornalismo, para que possamos dizer que são universais. Analisamos notícias em destaque nos sites da Folha de S.Paulo, Vogue Brasil e do Nexo, durante os dias úteis do mês de abril de 2019, na faixa das 20h-21h. Para operacionalizar a análise dos valores-notícia, elaboramos uma sistematização a partir de autores considerados relevantes para os estudos de noticiabilidade (Brighton & Foy, 2007; Galtung & Ruge, 1999; Gans, 2004; Golding & Elliott, 1979; Harcup & O’Neill, 2001; Harcup & O’Neill, 2016; Shoemaker & Reese, 1996; G. Silva, 2005; Traquina, 2005a), sendo: interesse, poder, significância, proximidade, notabilidade, inesperado, infração, referência a algo negativo, conflito e novidade. Para articular com as finalidades do jornalismo, usamos como referência a sistematização elaborada por Reginato (2016), que reúne estudos publicados nos últimos cem anos. A análise indica que são universais os valores-notícia: novidade, que se articula’ com finalidades como ‘ajudar o homem a entender e viver sua época’ e ‘ser a memória da sociedade’; significância, que se articula com selecionar os temas significativos’ e ‘contribuir com a democracia’; interesse, com ‘divertir’; notabilidade, que se articula com finalidades como ‘mostrar a diversidade da sociedade’; e proximidade, que se articula com diversas finalidades, entre elas ‘contextualizar e organizar a informação’ e ‘manter a sociedade unida e integrada’.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO - UFS
Externo ao Programa - 1318680 - IVANISE HILBIG DE ANDRADE
Presidente - 3322476 - LIA DA FONSECA SEIXAS
Notícia cadastrada em: 30/06/2020 13:52
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