A construção em teia do Universo Cinemático da Marvel
Marvel Cinematic Universe, Serialidade, Cânone, Mundos ficcionais
Esta tese tem como objetivo compreender como se estruturam e se organizam mundos ficcionais seriados não-lineares em específico como o Marvel Cinematic Universe é construído a partir das relações entre as diversas obras que o constitui. Para isso nós desenvolvemos o conceito de relação de continuidade, para que possamos ter como analisar como as diferentes obras de um mundo se conectam e em que vetor. Também recuperamos e atualizamos o conceito de cânone narrativo para lidar com como esses mundos não-lineares são geridos e expandidos, com muito ou pouco controle e se esse controle é distribuído ou centralizado. A partir das noções de cânone e de continuidade nós analisamos 82 obras do Marvel Cinematic Universe e percebemos o mundo se torna cada vez mais interconectado com o passar das fases, que os filmes são bastante independentes do resto do mundo e que as séries vão se tornando mais independentes com o tempo. Também descobrimos que a gestão canônica do Marvel Cinematic Universe se torna menos controladora com o passar das fases, apesar de ainda se manter bastante centralizada.