Banca de DEFESA: JOAO EDUARDO SILVA DE ARAUJO

DISCENTE : JOAO EDUARDO SILVA DE ARAUJO
DATA : 27/06/2019
LOCAL: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

“VALE TUDO NO JOGO”: A POIESE DE UM MUNDO FICCIONAL REALISTA NO SERIADO TELEVISIVO THE WIRE

mundos ficcionais; realismo; ficção seriada televisiva; estudos de televisão; The Wire.

Esta tese investiga a maneira como a arquitetura narrativa e plástica do seriado televisivo The Wire a um só tempo estrutura um mundo ficcional particular à obra e lança sobre este mundo uma ilusão de realidade. O esforço da pesquisa, assim, é duplo. Por um lado, o interesse aqui é o de verificar como a série tomada como corpus produz um mundo narrativo distinto, organizado em torno de regras que governam seu funcionamento interno e caracterizado pelos eventos, ambientes, personagens e tinturas atmosféricas que emergem ao longo de suas cinco temporadas. Por outro lado, também baliza a pesquisa doutoral que resulta neste escrito o esforço de entender os mecanismos realistas da obra – isto é, os modos como ela lança sobre o mundo ficcional que configura uma impressão intensa de vivacidade, de semelhança com a porção do nosso mundo que a série alegoriza mais diretamente. Nesta jornada, assumimos uma abordagem poética, assinalada pela observação detida de como os recursos expressivos de uma mídia são articulados em um produto específico. Em nosso caso, interessa, sobretudo, entender como as texturas narrativo-dramáticas, visuais, sonoras e cênicas da ficção seriada televisiva se organizam em The Wire tanto para erigir um universo narrativo único quanto para convocar efeitos de real. A cabo das análises, pretende-se evidenciar de que maneira o seriado em questão constrói um espaço lógico caracterizado pelo tensionamento entre instituições opressivas de um lado e indivíduos capturados em sua teia em uma cidade decadente do outro, solicitando pelas suas ênfases temáticas e mecanismos realistas que leiamos a própria realidade de uma dada região do nosso mundo na mesma chave. Além disso, buscamos demonstrar ainda como os padrões de enredamento e os regimes de serialidade que marcam a estrutura episódica e distendida da obra produzem nela uma dinâmica temporal singular. Em nosso corpus, acontecimentos por si sós altamente significativos são organizados de forma cíclica, e ainda assim The Wire consegue produzir uma forte impressão de que apenas sucede linearmente eventos em si mesmos aleatórios e, muitas vezes, banais, supostamente como faria a temporalidade real. No esforço analítico aqui empreendido, a tese verifica ainda como pesam na série um conjunto de diretrizes estilísticas adotadas pela equipe criativa da obra em seu fazer – diretrizes estas que, defendemos, em si mesmas se associam a concepções mais amplas sobre o realismo, e assim pesam tanto na estilização/singularização do mundo ficcional da série como nos modos como ela convoca suas ilusões de realidade. Enfim, a pesquisa demonstra também os efeitos conseguidos por The Wire com a recriação ficcional de eventos e indivíduos que de fato existem, bem como os modos como o seriado recorre a matrizes culturais reconhecíveis em sua configuração interna, como o melodrama, o procedural policial televisivo e o estilo do neorrealismo cinematográfico italiano.

Externo ao Programa - 1358197 - FABIO SADAO NAKAGAWA
Externo à Instituição - JOSE BENJAMIM PICADO SOUSA E SILVA - UFF