Banca de DEFESA: DARLAN ROCHA CAIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DARLAN ROCHA CAIRES
DATA : 31/05/2019
HORA: 14:30
LOCAL: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
TÍTULO:

DESENHANDO A INFOGRAFIA EM BASE DE DADOS:

uma análise sobre profundidade do conteúdo e formas inteligíveis da visualização da informação


PALAVRAS-CHAVES:

visualização da informação, infografia jornalística, hiperinfográfico, base de dados, visualização de dados.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo de discutir o campo de atuação da infografia apontando a sua caminhada não para um caminho evolutivo, mas de adição às etapas já existentes: a quarta fase do hiperinfográfico – um conceito sugerido por Longhi e Cordeiro (2018). A discussão se baseia em estudar a visualização de dados e a visualização da informação a partir das variações do objeto infográfico. Para isso, estabeleceu-se uma relação entre o conteúdo criado em base de dados e as diversas formas de visualizar uma mensagem - considerando aspectos relacionados à inovação, criatividade, funcionalidade e densidade. Para isso, analisamos 10 matérias infográficas premiadas nas edições 26 e 27 do MALOFIEJ - competição reconhecida internacionalmente, criada pela Society ForNews Design (SND). A criação da metodologia se baseou em construir um formulário de observação explorando modelos analíticos referentes às seguintes áreas e seus respectivos pesquisadores: definição da função do infográfico, dos pesquisadores Haan et al. (2017); aplicação do Círculo da Visualização, de Cairo (2016); e utilização do Códice do Pensamento Visual, de Carla Teixeira (2014). Como resultado, mesmo com a interatividade presente em todos os hiperinfográficos, identificou-se um uso excessivo de imagens estáticas, limitando, dessa forma, o quesito da inovação. A tendência de representação visual da maioria da amostra se limitou a criar um conteúdo que objetivava uma representação do objeto simples, destacando a quantificação das coisas, favorecendo a visão da totalidade e, assim, comparando os fatos como eles são. Apesar da pouca inovação, os hiperinfográficos agiram de forma equilibrada, com um conteúdo bem trabalhado, devido às muitas relações estabelecidas (com profundidade), e com certa dose de criatividade, configurando, portanto, um material coeso.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2138358 - CARLA DE ARAUJO RISSO
Presidente - 1649812 - SUZANA OLIVEIRA BARBOSA
Externo à Instituição - TATTIANA GONCALVES TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 23/05/2019 16:13
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