Banca de DEFESA: INARA DE AMORIM ROSAS

DISCENTE : INARA DE AMORIM ROSAS
DATA : 30/05/2019
LOCAL: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

O ESTILO DO AUTOR-ROTEIRISTA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: Um estudo a partir das obras e trajetória de João Emanuel Carneiro

telenovela; telenovela brasileira; estilo; autor-roteirista; João Emanuel Carneiro.

A presente tese empreende uma análise de estilo do autor-roteirista em telenovelas, tendo como estudo a trajetória e as obras de João Emanuel Carneiro. O autor-roteirista estabeleceuse na última década como um dos principais novelistas brasileiros contemporâneos e até o momento escreveu seis novelas para a Rede Globo de Televisão, principal emissora do país, a saber: Da cor do pecado (2004), Cobras e Lagartos (2006), A Favorita (2008), Avenida Brasil (2012), A regra do jogo (2015) e Segundo Sol (2018). O caminho aqui apresentado, portanto, compreende o que é o estilo na telenovela. Para isso, o percurso teóricometodológico passa pela perspectiva de David Bordwell (2008; 2013), para o qual estilo refere-se às escolhas dos realizadores em determinadas circunstâncias históricas. Consideramos as telenovelas como obras expressivas, levando em conta os seus traços de intencionalidade e a solução de problemas a partir de escolhas do autor na elaboração do produto (Bordwell, 2008a; Baxandall, 2006). Articulando formulações desses dois autores, entendemos o paradigma problema/solução (Bordwell, 2008a) como um exercício de inferência e idealização que considera o autor da obra um agente histórico e social situado em um contexto e em uma tradição, com princípios e técnicas convencionadas. Assim, buscamos compreender como o autor-roteirista reorganiza certas possibilidades existentes, construindo um rearranjo particular dessas técnicas e configurando o que definimos por seu estilo. Ao analisar as telenovelas enquanto objetos históricos, inferimos as circunstâncias de sua criação pela relação entre o Encargo e as Diretrizes colocadas ao autor, o que, no caso da telenovela, é atribuição do roteirista, em posição construída historicamente dentro do campo da teledramaturgia (Souza, 2004b); e as circunstâncias culturais e as descrições que fazemos delas (Baxandall, 2006). Como suporte analítico para as questões contextuais das obras, discutimos conceitos da sociologia da arte de Pierre Bourdieu (1996), que toma o contexto para entender o produto, incorporando o estudo da trajetória do autor como forma de melhor compreender suas escolhas. A partir da noção de autor-roteirista, nossa análise de estilo diz respeito aos elementos sob responsabilidade desse ofício na obra, que relacionamos aos aspectos da construção dramatúrgica e narrativa, uma vez que a telenovela é um produto fundado no diálogo, na serialidade e em múltiplas tramas (Pallottini, 2012). Com a análise das novelas, percebemos elementos do estilo do autor, como o uso amplificado de modos melodramáticos para inverter arquétipos e expectativas da audiência a partir de um repertório compartilhado, ou a recorrência de protagonistas com ambiguidade moral, os quais não sabemos se devem ser amados ou odiados.

Externo à Instituição - ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL
Presidente - 1718313 - GUILHERME MAIA DE JESUS