O JORNALISMO NO INSTAGRAM STORIES Uma análise de estruturas narrativas nas apropriações do aplicativo por três jornais tradicionais: O Globo, The Guardian e The New York Times
Jornalismo e redes sociais, Instagram Stories, Inovação no jornalismo, Affordances, Dispositivos móveis.
Esta dissertação propõe uma análise comparativa das estruturas narrativas nas apropriações jornalísticas do Instagram Stories pelos perfis no Instagram dos jornais tradicionais com maior número de seguidores em seus países: O Globo no Brasil, The New York Times nos Estados Unidos e The Guardian no Reino Unido. O Instagram Stories é uma ferramenta para postagem de vídeos, fotos, desenhos e animações de até 15 segundos que ficam no ar por 24 horas que foi lançada em agosto de 2016. A ferramenta soma mais de 600 milhões de usuários pelo mundo. Partindo da constatação de que os recursos narrativos possibilitados pela ferramenta facilitam a hibridização entre referências de telejornalismo, fotolegendas e Snapchat, esta dissertação busca mapear de que forma foram apropriados tais recursos. O propósito geral foi a identificação de eventuais características específicas dessa nova gramática para contar histórias, na busca de efeitos sobre as estruturas narrativas e eventuais inovações. Com base em trabalhos previamente publicados sobre o tema e tendo em conta elementos das teorias sobre inovação no jornalismo, elaboramos uma tabela com os elementos de análise e um questionário com o mecanismo de ocorrência e não-ocorrência com 58 perguntas. Paralelamente à análise quantitativa, recorremos também a uma análise qualitativa para observar de que forma os elementos são usados para narrar conteúdos jornalísticos. As principais conclusões são que a maior parte dos 185 stories analisados utiliza poucos recursos nativos da ferramenta e tem suas narrativas fortemente vinculadas a formas associadas ao jornalismo impresso tradicional, como o texto em terceira pessoa e o (a) autor (a) que não aparece.