Banca de DEFESA: DANIELE MOITINHO DOURADO VALOIS RIOS

DATA : 08/05/2019
LOCAL: Faculdade de Comunicação

REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO E DA POLÍTICA NO NORDESTE DE VELHO CHICO

Representações; Autoria; Telenovela; Velho Chico; Nordeste.

O Nordeste é uma miríade de representações sociais associadas a uma região brasileira. Construções discursivas que, relacionadas às suas características naturais e aos modos de vida dos grupos sociais que nela residem, contam com a atuação dos agentes produtores e criadores de produtos artísticos e midiáticos, dentre os quais as telenovelas e suas dezenas de tramas ambientadas na região. Ciente de que as maneiras de representar o Nordeste nas tramas são frutos de escolhas empreendidas por seus criadores – e que tais decisões têm relações diretas com a posição que esses criadores ocupam no campo da telenovela –, a tese desenvolvida busca compreender como as representações do Nordeste foram construídas e narradas na obra Velho Chico (REDE GLOBO, 2016, 21h) pelos criadores responsáveis, o autor-roteirista Benedito Ruy Barbosa e o diretor-artístico, Luiz Fernando Carvalho. Trabalha-se com a hipótese de que a obra surge com o propósito de desenvolver um ponto de vista sobre a região, uma perspectiva que mostra o Nordeste como um local de diversidades (naturais, culturais e humanas), de lutas (conflitos de geração, de classe e de busca por consciência política) e de grandes potenciais. Um microcosmo que permite reflexões sobre o país, com seus problemas, conflitos e esperanças por um futuro melhor, mais racional e sustentável. Como referencial teórico, foram utilizados estudos sobre as representações do Nordeste no campo artístico que se tornaram referências estilísticas para o tratamento ficcional e dramatúrgico das telenovelas, além das ideias sobre o desenvolvimento do regionalismo, apontamentos sobre a parte da região banhada pelo Rio São Francisco (afinal, é nesse trecho do Nordeste onde a trama fora ambientada) e reflexões sobre o fazer televisivo em si (considerando as particularidades do produto em questão, as telenovelas). A perspectiva teórica e metodológica adotada parte dos conceitos de campo, habitus e trajetória social dos agentes, grupos e instituições responsáveis pelas formas de representar o Nordeste nas telenovelas. Como metodologia, além da perspectiva bourdiesiana, foi adotada a abordagem problema-solução para a análise textual das telenovelas, utilizada por pesquisadores como Gombrich, Baxandall e Bordwell, em associação ao método de análise de telenovelas desenvolvido pela pesquisadora Maria Carmem Jacob de Souza. Uma investigação que busca relacionar as dimensões externas da produção das representações com as dimensões internas das escolhas estilísticas autorais de Barbosa e Carvalho em Velho Chico, com suas tentativas de representar o Nordeste como um local de riquezas, lutas e resgate da brasilidade. Na análise, foram considerados dois grandes temas que são bem caros aos criadores da trama: o trabalho e a política. Além de partir de imagens já consagradas para fazer uma leitura nova e crítica da região, Velho Chico apresenta o Nordeste como um berço de riquezas e tradições culturais, e valoriza o trabalho, a união e conscientização popular como os verdadeiros caminhos para a dignidade, a felicidade e a obtenção de uma vida mais próspera.

Externo à Instituição - ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL
Externo ao Programa - 1748760 - JOSE ROBERTO SEVERINO