Banca de DEFESA: AMANDA AOUAD ALMEIDA

DISCENTE : AMANDA AOUAD ALMEIDA
DATA : 24/04/2019
LOCAL: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

Dramaturgia publicitária brasileira: A ficção seriada de “Marias” (Intimus) e “Boa” (Antárctica).

Dramaturgia, Branded Content, Dramaturgia Publicitária, Serialização, Marias, Intimus, Boa, Antárctica

Esta pesquisa parte do pressuposto de que existe uma dramaturgia publicitária, uma construção do drama que vem desde os primeiros filmes publicitários narrativos e que vai se complexificando a medida que a linguagem vai evoluindo e chegamos até o período do que o mercado denominou de branded content, onde é possível observar no Brasil diversos cases de séries dramatúrgicas de destaque. Partimos do princípio de que o mercado publicitário está em constante modificação e observa-se uma tendência a criar peças que se aproximem de conteúdos de entretenimento, demonstrando uma maximização dos recursos narrativos e dramáticos em sua criação como estratégia de aproximação do público que tende a rejeitar conteúdos publicitários explícitos. A nossa hipótese é que a marca do anunciante deve ser dramaturgicamente inserida como parte da história e não o contrário. E que as estratégias de construção dos valores da marca é que devem ser passados na trama, e não a indução direta de um produto. Buscando compreender a estratégia de serialização e os fatores que levam às escolhas criativas e construção de valores para a marca anunciante examinamos na pesquisa doutoral a poética destas obras, buscando entender a coerência narrativa e as funções dramatúrgicas das marcas nesses produtos, mostrando como se pretendeu construir, por meio delas, a empatia com o público. Como recorte analítico, escolhemos as webséries Marias da Intimus (Kimberly-Clark) e Boa da Cerveja Antárctica (Ambev).

Externo à Instituição - CLEISE FURTADO MENDES - UFBA
Presidente - 366097 - MARIA CARMEN JACOB DE SOUZA