Banca de DEFESA: EURO PREDES DE AZEVEDO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EURO PREDES DE AZEVEDO JÚNIOR
DATA : 30/04/2019
HORA: 14:30
LOCAL: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
TÍTULO:

UM GÊNERO EM PARALAXE: a chanchada entre obras e discursos


PALAVRAS-CHAVES:

Chanchada. Gênero. Cômico. Paródia. Popular.


PÁGINAS: 267
RESUMO:

Esta tese de doutorado é um estudo da Chanchada, gênero cômico-musical brasileiro, partindo do fato de que as mesmas realizaram um ‘movimento pendular’ de valor, indo de um lado a outro do espectro, desde ‘musicanalhismo’, num polo, até ‘o único gênero genuinamente brasileiro’, de outro. Como é possível que um determinado objeto que permaneceu o mesmo no tempo – as chanchadas ‘terminam’ na década de 60 –, uma vez que os filmes de que se falam calorosamente hoje são os mesmos dos quais se dizia ser ‘subcultura’ antes, possa ter potência hermenêutica para gerar duas forças interpretativas opostas? Dividimos este estudo em três etapas fundamentais: (1) a revisão bibliográficojornalística do material escrito sobre a chanchada; (2) a análise interna de obras do gênero, com o objetivo (3) de fazer dialogarem contexto (discursos) e textos fílmicos, cotejar interpretações, testar as possibilidades que a análise interna possa sugerir. Estas se referem, respectivamente, aos capítulos III, IV e V. Tendo como base uma ‘crítica do valor’ de inclinações nietzschianas, consiste, num certo sentido, em arqueologia ou genealogia cultural, na medida em que a tese tenta traçar um mapa conceitual-valorativo da chanchada, observando que elementos são ativados nas valorações de que se trata; num outro sentido, trata-se de poética histórica, ou seja, de como certas estratégias de efeito poético perpassam gêneros, que, numa imagem, podem ser ilustrados como sendo circunferências em intersecção, englobando estratégias que fazem parte de vários círculos (gêneros). Tais estratégias foram agrupadas em torno das noções de ‘paródia’, ‘popular’, ‘cômico’ e ‘moderno’, sendo estes elementos como que operadores analíticos de uma interface textual/contextual. Os nossos resultados têm uma natureza muito pouco conclusivas e consistem, na maior parte, de sugestões interpretativas; entretanto, quanto aos mais significativos, cabe ressaltar a ideia de algo como um ‘ressentimento culturaldesenvolvimentista’ na historiografia do cinema nacional; a noção da paródia como poética do contre-plongée; a natureza de esquete da estética chanchadesca e sua derivação do Teatro de Revista (juntamente com o valor de derrisão); a relação da avaliação positiva do riso crítico chanchadesco, que via aí apenas o castigat ridendo moris, com uma linhagem interpretativa idealizada quanto ao riso; a imposição que os corpos em cena fazem ao analista destes filmes, dada a sua importância para o cômico do gênero; os elementos de ‘cinema moderno’ presentes já nas chanchadas, a despeito de o modernismo cinematográfico ter sido o principal crítico do gênero; os elementos de algo como a Eztétyka da fome glauberiana; e finalmente, quanto ao método, a indispensabilidade de um procedimento que permita uma interface entre revisão de discursos e análises internas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 896.228.478-20 - CLEISE FURTADO MENDES - UFBA
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOÉS
Presidente - 1718313 - GUILHERME MAIA DE JESUS
Interno - 807.268.365-91 - LUDMILA MOREIRA MACEDO DE CARVALHO - UDEM
Externo à Instituição - MARCOS CEZAR BOTELHO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 22/04/2019 11:19
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