COMUNICAÇÃO PÚBLICA MEDIADA POR APLICATIVOS: O uso de apps por prefeituras municipais no Brasil (Estudo de caso de Salvador)
aplicativos; comunicação públicas; prefeituras; mediação.
Esta tese tem como objeto de investigação os aplicativos de dispositivos móveis oficiais das prefeituras brasileiras. O objetivo principal foi analisar como os aplicativos se configuram como ferramentas de comunicação pública em meio a outras ferramentas já disponíveis. A tese se pauta na defesa de dois argumentos principais, o primeiro que os aplicativos de dispositivos móveis se caracterizam como novas mídias de comunicação pública, porque se se configuram como novas fontes de acesso à informação, ensejando novas práticas participativas e ampliando as formas de comunicação e relacionamento com os cidadãos. E segundo que essa comunicação pública mobilizada se estabelece pela mediação de uma rede sociotécnica. Em contraste com uma compreensão que concebe a comunicação pública pela atuação de profissionais de comunicação, neste trabalho argumenta-se que diversos outros setores têm sido convocados para pensar a comunicação pública: designers, programadores, jornalistas, analistas de mídias sociais, administradores, relações públicas, publicitários, analistas de dados, entre outros. Além deles, também os não-humanos devem ser considerados na análise (softwares, empresas desenvolvedoras, legislações etc. Essa perspectiva apoia-se no conceito de mediação (LATOUR, 2012; LEMOS, 2018; SALGADO, 2017). A adoção metodológica desta tese pautou-se na identificação de aplicativos através de lojas de downloads e no mapeamento da sua rede convocada por cada aplicativo, contemplando empiricamente a percepção sobre como os mediadores atuam na rede. Um dos principais resultados dessa pesquisa é a compreensão de que os aplicativos como mediadores de comunicação pública implicam no reconhecimento de que eles não são meros transmissores de informações. Eles modificam e são modificados pela estrutura organizacional da prefeitura, eles são mediadores importantes, formado por outros mediadores (o design, a empresa, o objetivo do órgão que os solicitaram). O trabalho apresenta- se estruturado em cinco capítulos.