Banca de DEFESA: RAQUEL SALAMA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL SALAMA MARTINS
DATA : 26/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Comunicação
TÍTULO:

O som ambiente como recurso narrativo no documentário brasileiro contemporâneo


PALAVRAS-CHAVES:

cinema, documentário, som ambiente, imagem sonora.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Este trabalho busca refletir sobre a função do som ambiente no desenvolvimento da narrativa fílmica documental contemporânea. Com base nos estudos do cinema e do som na linguagem audiovisual, tendo como referência autores como Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, compreendemos o som enquanto imagem narrativa, e não apenas um “valor acrescentado à imagem visual” (CHION, 2008).

Estudos das pesquisadoras brasileiras Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins e Cláudia Mesquita, dentre outros que abordam questões do som no cinema documentário brasileiro, nos indicam caminhos para investigar os modos pelos quais o som ambiente pode narrar histórias nesses filmes. Os objetos de estudo a serem pesquisados são obras de Evaldo Mocarzel (Quebradeiras, 2009), Maya Da-Rin (Terras, 2010) e Marcos Pimentel (Sopro, 2013), cineastas brasileiros reconhecidos pela produção de documentários que buscam um registro e tratamento cuidadoso do som ambiente.

Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que apontam para o mesmo caminho de explorar o som ambiente para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de paisagem sonora, desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo das análises fílmicas procuramos compreender as formas pelos quais os sons do ambiente deixam de ser usados apenas como um pano de fundo sônico das imagens e passam a constituir, por si mesmos, uma imagem narrativa, produzindo sentidos e sensações.

Para realizar tais análises e comprovar nossa hipótese acerca da função do som ambiente na construção narrativa de um conjunto de documentários brasileiros contemporâneos, foi aplicada uma perspectiva de análise interna das obras (AUMONT e MARIE, 2009), metodologia adotada pelo núcleo Nanook de cinema documentário, do Laboratório de Análise Fílmica, coordenado pelo professor José Francisco Serafim. Compreendendo o filme como um meio de expressão, este tipo de análise centra-se no espaço fílmico enquanto um texto, sem deixar de levar em conta seu contexto e recorre a conceitos cinematográficos, que no caso desta pesquisa é o som ambiente e sua função narrativa nos diferentes documentários.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOCENY DE DEUS PINHEIRO
Interno - 1690228 - JOSE FRANCISCO SERAFIM
Interno - 184.373.988-78 - SANDRA STRACCIALANO COELHO - UFBA
Notícia cadastrada em: 02/04/2019 11:06
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