FROM BRAZIL TO THE WORLD: O CINEMA TRANSNACIONAL NOS ROAD MOVIES DE WALTER SALLES
Cinema Transnacional; globalização; coprodução internacional; Walter Salles; narrativa transnacional
Este trabalho se propõe a contribuir para o avanço da pesquisa sobre Cinema Transnacional, refletindo sobre a emergência do fenômeno, seus contornos, imbricações e clivagens no contexto brasileiro através da análise de alguns dos filmes do diretor Walter Salles. Para tanto, recorre à pesquisa de autores como Elizabeth Ezra & Terry Rowden (2006); Stephanie Dennison (2013); Deborah Shaw (2013); Mette Hjort (2010) e Hamid Naficy (1996;1999) que são reconhecidos pelo esforço que fazem para cartografar e abordar criticamente a ocorrência do fenômeno em diferentes países e culturas cinematográficas. Sendo assim, com o interesse de confirmar as marcas de transnacionalismo na cinematografia de Walter Salles, e com base nos operadores de análise indicados pela literatura do tema, a pesquisa analisa três filmes do autor: Terra Estrangeira (1995), Central do Brasil (1998) e Diários de Motocicleta (2004). Essa investigação conclui que, tanto do ponto de vista dos modos de produção, distribuição e circulação adotados na realização desses três filmes, quanto no que diz respeito à construção das narrativas, essas três obras compartilham de elementos que nos permitem identificá-las enquanto circunscritas dentro do que a literatura convencionou chamar de Cinema Transnacional.