Banca de DEFESA: LIZE ANTUNES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LIZE ANTUNES DE OLIVEIRA
DATA : 02/04/2024
LOCAL: na Faculdade de Comunicação

ESPAÇOS MATERIAIS E SIMBÓLICOS DA EXPERIÊNCIA MUSICAL CONTEMPORÂNEA NOS FESTIVAIS DE MÚSICA

Festivais de música. Experiência. Narrativas. Consumo de música.

Esta tese visa compreender como os festivais de música, a partir dos objetos eleitos Rock in Rio e Glastonbury, estabelecem modos de consumir música na cultura contemporânea. Esse estudo é motivado pelo reconhecimento da emergência dos festivais de música como modelo de sucesso de entretenimento contemporâneo devido às novas dinâmicas da indústria fonográfica e aos modos que os sujeitos se relacionam com bens simbólicos no chamado capitalismo da experiência. A escolha por esses festivais se baseia nas suas construções simbólicas e materiais, que os tornam referências dessas festividades, o que se desvela pela ambiência plural que ambos oferecem e que é capaz de envolver uma coletividade movida pela promessa de “experiências singulares”. Para tanto, faz-se necessário a investida nas narrativas, estas que organizam a experiência e que, para essa investigação, é elemento fundamental de evidenciação da empiria. Esse debruçar se dá através de distintos sujeitos: inicialmente, os próprios festivais, cujas narrativas mestras são potenciais para identificar as transformações que os norteiam para ocupar, hoje, uma posição de protagonismo; e os sujeitos participantes. É das narrativas destes últimos que a investigação é capaz de depreender a dimensão material de sua experiência histórica. Os procedimentos metodológicos que permitem adentrar o campo empírico é a observação participante, através da qual é possível abordar pilares conceituais entendidos como elementares para esse desenvolvimento: a música, as socialidades o espaço de acontecimento e os próprios festivais. É a partir da aproximação desses conceitos que a tese dá vistas à complexidade desses eventos. Das principais conclusões dessa pesquisa destacam-se os vínculos comunitários: é nas distintas formas dessas festividades convocarem, articularem e engajarem os sujeitos nas sociabilidades tantas que impregnam seus espaços de acontecimento que elas pautam um modo de consumir música no contemporâneo. Elucidar essas socialidades em um espaço de acontecimento diverso, concebido com o intuito de estimular certos usos e práticas, dos quais ainda é possível localizar brechas que dão sentido a uma vivência naquele espaço-tempo, é o que desvela um dos principais achados do trabalho: o potencial de construção de mini cenas nesses festivais, o que poderia justificar sua contínua relevância e sobrevida no cenário contemporâneo.

Externa à Instituição - CÍNTIA SANMARTIN FERNANDES - UERJ
Presidente - ***.666.405-** - JORGE LUIZ CUNHA CARDOSO FILHO - UFBA