Banca de DEFESA: FLÁVIA PEREIRA CARAÍBAS

DISCENTE : FLÁVIA PEREIRA CARAÍBAS
DATA : 18/12/2023
LOCAL: por videoconferência

A(S) VOZ(ES) DE ELIS REGINA: Performance, contextos midiáticos e transformações vocais

Elis Regina; contexto midiático; canto popular; performance; voz cantada

Elis Regina foi uma artista muito relevante na construção da música popular brasileira e teve a carreira atravessada por várias mudanças na indústria musical. O entendimento da voz enquanto performance reivindica a sua dimensão sociocultural e, portanto, a sua relação com o entorno cultural de onde e para onde ela é produzida. O presente estudo tem como objetivo identificar os ajustes de qualidade vocal utilizados por Elis em diferentes momentos da sua carreira e discutir, com base nos estudos de performance dentro do campo da Comunicação, as possíveis relações entre o contexto midiático, as dinâmicas do mercado musical e as transformações da voz de Elis. Para a descrição dos ajustes de qualidade vocal utilizados por Elis foi utilizado o Vocal Profile Analysis Scheme – VPAS em cinco performances relevantes de cinco momentos diferentes de sua carreira. Para permitir a discussão da voz enquanto performance, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre vida e obra de Elis Regina e dinâmicas do mercado musical no contexto dessas performances. Essas informações foram discutidas a partir da literatura dos estudos de performance. As análises mostraram que os ajustes de qualidade vocal – que resultam no timbre – utilizados por Elis Regina nas diferentes performances foram distintos, de modo que são quase opostos quando comparados “Arrastão” - laringe baixa, expansão faríngea, lábios protraídos, corpo de língua elevado, extensão diminuída de língua - com “Como nossos pais” – laringe elevada, hiperfunção do trato vocal e laríngea, extensão aumentada de mandíbula e de lábios. Cada performance analisada marca uma fase da carreira de Elis. As informações coletadas sobre fatos de sua vida e interação com outros atores no mercado musical sugerem que as modificações da voz de Elis foram atravessadas por lógicas culturais, comunicacionais, mercadológicas e interações com outros corpos, sejam eles as cantoras e cantores que ouvia, o público dos programas televisivos, produtores, músicos ou outros profissionais com quem trabalhou. O trabalho evidenciou a importância do entendimento da voz enquanto performance, contribuindo para fortalecimento da articulação entre as ciências que estudam a fisiologia e a acústica da voz e as ciências que se debruçam sobre as suas implicações socioculturais. Contribuiu também para o preenchimento da lacuna de estudos acadêmicos que tenham como foco as transformações da voz de Elis Regina, uma artista tão importante para a história da música popular brasileira.

Externo à Instituição - MATEUS VINICIUS CORUSSE
Interno - ***.666.405-** - JORGE LUIZ CUNHA CARDOSO FILHO - UFBA