Banca de DEFESA: CAIO BARBOSA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO BARBOSA NASCIMENTO
DATA : 31/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Faculdade de Comunicação da UFBA
TÍTULO:

CULTURA POP E CATOLICISMO: TRADIÇÃO, RUPTURAS E CONTINUIDADES EM PRODUÇÕES MIDIÁTICAS DE PADRES CANTORES


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura pop; catolicismo; tradição; videoclipes; padres cantores; comunicação


PÁGINAS: 220
RESUMO:

Tendo como ponto de partida a complexa e multifacetada relação entre cultura pop e religião católica, essa tese investiga como padres vinculados ao campo artístico-midiático disputam as convenções, e mobilizam experiências alternativas, nos modos como o catolicismo historicamente compartilha suas imagens e performances no espaço comum. Realizamos, em um primeiro momento, uma discussão sobre como mídias antigas e novas são articuladas no campo midiático religioso para produzir circulação pública de crenças religiosas. Propomos, também, que o conceito de inculturação responde aos anseios de agentes históricos desta religião de produzir uma mensagem moldada pelos valores, linguagens e práticas de seu público, marcando uma abertura no modo de lidar com formações culturais não hegemônicas no catolicismo, como é o caso dos grupos e indivíduos que vivenciam a cultura pop em seu cotidiano. Neste sentido, reconstruímos o percurso das formas e níveis de interação entre o catolicismo e o popular midiático, propondo algumas análises prévias, para evidenciar o jogo de poder simbólico em torno desses campos, o que permitiu entrever o contexto mais amplo no qual as práticas dos padres cantores estão inseridas. Nossa análise mais aprofundada se deteve nos videoclipes musicais, e outras produções midiáticas, de Pe. Pontifex e alguns atores do hip-hop católico nos Estados Unidos; e, também, do Padre Fábio de Melo, no Brasil. No contexto norte-americano, as produções analisadas foram os clipes das músicas Count the Cost (2014) e Invasion of the Light feat Zion (2017), ambas de Pontifex; Everybody got to suffer (Stan Foruna - 2002); So Hood (FoundNation feat El Padrecito, 2012); e a propaganda Renew in Motion (Francisano da Imaculada, 2016). Já no cenário brasileiro, analisamos os clipes de Proteção (2017) e Perfeita Contradição feat Fagner (2015), além de diferentes imagens e textos de Fábio nas redes sociais, comparando-o a outros sacerdotes brasileiros. Nosso olhar para esses objetos empíricos e, a partir deles, para seu contexto, se deu pela perspectiva teórico-metodológica dos estudos culturais, contemplando as proposições de Williams (1979) sobre estrutura de sentimento. A partir desse referencial, foi possível analisar tanto as normas, regras e valores que foram socialmente instituídos pelo campo religioso para construir performances e visualidades sociais, e também, as práticas cotidianas que se estruturam como alternativas a partir do vínculo com a cultura popular midiática. A análise dos videoclipes mostrou que a disputa em torno da classificação das imagens entre ícones e ídolos, como apresenta Mondzain (2013) continua hegemônicas no trabalho de agentes históricos do catolicismo, e que existem novas configurações iconoclastas ainda ativas na prática de alguns atores, sintomas de uma crise das imagens que perdura nas criações expressiva padres católicos em contato com a cultura contemporânea. Os resultados da pesquisa apontam para a emergência de novas formas de colocar o repertório visual religioso no contexto das experiências sociais de sujeitos que vivenciam a cultura popular. Nesse movimento, as próprias convenções visuais, simbólicas, temáticas e performáticas do catolicismo estão sendo disputada e se transformadas, ao mesmo tempo em que influem no universo do popular midiático.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PRISCILA VIEIRA E SOUZA - UFRJ
Externo à Instituição - LUÍS MAURO SÁ MARTINO
Interno - 1358197 - FABIO SADAO NAKAGAWA
Presidente - ***.666.405-** - JORGE LUIZ CUNHA CARDOSO FILHO - UFBA
Externa à Instituição - JUSSARA PEIXOTO MAIA - UFRB
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 12:09
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