Banca de DEFESA: ROBERT FELIPE PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERT FELIPE PINHEIRO
DATA : 27/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: FACOM
TÍTULO:

O uso do Twitter por presidentes durante a campanha eleitoral e o mandato: os casos da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia e da Venezuela


PALAVRAS-CHAVES:

Campanha permanente. Twitter. Campanha eleitoral. Comunicação institucional


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do Twitter por presidentes da Argentina, do
Brasil, do Chile, da Colômbia e da Venezuela durante a campanha eleitoral e posteriormente
durante o mandato. Além de observar de que maneira líderes políticos utilizam plataformas
digitais em períodos diferentes, buscou-se identificar em que medida o político se mantém em
campanha permanente, se é que mantém. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo, com
a coleta da amostra sendo dividida em dois momentos. Em uma primeira etapa, foram coletados
os tweets e retweets de todos os perfis entre 20 de janeiro e 30 de abril de 2021. Esses dados
serviram para que se observasse os conteúdos postados durante os mandatos. Em seguida, foram
coletadas as publicações durante 15 dias do período oficial de campanha de cada político,
respeitando o calendário eleitoral de cada país. Um livro de códigos com oito categorias foi
criado a partir do estudo de algumas pesquisas da área, além de uma análise prévia dos perfis
dos presidentes aqui observados e as questões levantadas na pesquisa. Para estabelecer um
modelo de comparação, as mesmas categorias foram utilizadas nos dois períodos, com poucas
alterações. Como resultado, pode-se perceber que os atores políticos utilizaram seus perfis na
plataforma de formas diferentes entre si e entre os períodos analisados, dificultando a
classificação como campanha permanente apenas pela análise das publicações em plataformas
digitais. A maioria dos presidentes utilizaram a plataforma durante o mandato para divulgar
ações de governo, desacreditar inimigos e reforçar bandeiras defendidas durante suas últimas
campanhas. Divulgação de ações e agenda de governo representam a maioria das publicações
analisadas. Também observou-se uma menor incidência de publicações classificadas como
imagem pessoal durante o mandato, em relação ao período de campanha.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287712 - WILSON DA SILVA GOMES
Externo ao Programa - ***.901.095-** - RODRIGO CARREIRO DA SILVA - UFBA
Externo à Instituição - RAFAEL CARDOSO SAMPAIO - UFPR
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 10:51
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