ESTAMOS AO VIVO! Uma análise sobre o aumento do uso do ao vivo nos telejornais.
Telejornalismo; ao vivo; temporalidade; proximidade
Esta pesquisa busca identificar os motivos do aumento no uso do “ao vivo” nos telejornais. Para o estudo empírico, foram escolhidos três telejornais baianos: Bahia Meio Dia, Balanço Geral e Que Venha o Povo, exibidos pela TV Bahia, TV Record e TV Aratu, respectivamente. Os produtos jornalísticos acima listados foram selecionados por corresponderem às principais audiências na faixa de horário das 11h às 15h. A partir das contribuições da Análise de Conteúdo, reunimos um corpus que conta com 18 edições, seis de cada telejornal, que foram posteriormente divididas em dois grupos: 1) compreende as edições exibidas entre os anos de 2010 e 2012; 2) compreende as edições exibidas no ano de 2020. Entre os principais resultados, constatamos que em oito anos houve o aumento de 22% na média de tempo ocupado pelo ao vivo dentro dos telejornais, mais da metade do tempo ocupado anteriormente. O conteúdo do ao vivo também foi analisado a partir de quatro categorias: proximidade, instantaneidade, tecnologia e concorrência. Neste ponto, a análise reforça a nossa percepção de que os telejornais
utilizam o ao vivo como ferramenta de aproximação com o telespectador.