APOSTE NO ESCURO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA DARKSIDE BOOKS NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO
Mercado Editorial, Literatura Juvenil, DarkSide Books, Estratégias de Comunicação.
Essa dissertação buscou realizar um estudo sobre a trajetória da DarkSide Books e das
estratégias de comunicação adotadas pela editora em um contexto marcado pelas mudanças que
a ambiência digital tem provocado na estrutura do campo literário, sobretudo no modo como as
editoras se relacionam com o público consumidor dos livros. Buscamos entender em que
medida determinados aspectos da história do formato cultural livro, como as alterações nas
formas de consumo e nas lógicas específicas de sua produção e circulação, poderiam auxiliar
na compreensão mais ampla destas transformações no segmento do mercado editorial voltado
para os romances seriados juvenis. As nuances do consumo literário a partir da mudança de
contexto do mercado editorial ao longo das décadas, foram imprescindíveis para o
desenvolvimento do trabalho. Para compreender estas mudanças, recorremos à abordagem
teórico-metodológica de Bourdieu, em especial, a noção de campo, trajetória social e capitais
específicos. Desse modo, analisamos as editoras a partir da noção de posições para entender o
papel delas na indústria e como as suas decisões afetaram o mercado como um todo. Para as
eras do mercado editorial nos apoiamos nos trabalhos de Bianchini (2018), com influência de
Reeves, Rogers e Epstein (1996), Epstein (2002), Thompson (2012), Hallewell (2012) e
Reimão (1992). As descobertas feitas a partir da investigação evidenciaram que a DarkSide se
destacava das demais editoras, tanto na sua fundação como uma editora de livros de terror e
fantasia quanto no seu formato de publicação e organização de linhas editoriais. Por fim, as
estratégias de comunicação e de publicação das editoras foram percebidas como grandes
motores que impulsionaram não só as vendas dos livros, como também o relacionamento com
os leitores.