Banca de DEFESA: ROGERIO FERNANDO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGERIO FERNANDO DE JESUS
DATA : 31/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 205 - EMEVZ/UFBA
TÍTULO:

ANTICORPOS CONTRA Toxoplasma gondii E Sarcocystis spp. PRODUZIDOS POR INFECÇÃO EXPERIMENTAL EM ROEDORES: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE REATIVIDADE CRUZADA COM PROTOZOÁRIOS CORRELATOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Gerbil, Sarcocystidae, anticorpo monoclonal.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Toxoplasma gondii e Sarcocystis spp. são parasitos do filo Apicomplexa, formadores de cistos teciduais e excretados por Didelphis spp. Toxoplasma gondii apresenta-se amplamente difundido em todas as regiões do planeta, infectando diversas espécies de mamíferos e aves, enquanto que Sarcocystis spp. excretadas por gambás encontram-se limitadas às Américas, acompanhando a área de distribuição dos seus hospedeiros definitivos. O aprimoramento do diagnóstico sorológico para ambos os gêneros de parasitos é essencial, visando tanto identificar a forma infectante envolvida nos casos de toxoplasmose humana, quanto avaliar a possibilidade de reatividade sorológica cruzada entre Sarcocystis spp. filogeneticamente correlatas. Objetivou-se com este estudo caracterizar anticorpos monoclonais desenvolvidos contra esporozoítos de T. gondii testando-os contra diferentes estágios do parasito e de outros coccídios correlatos, assim como avaliar o uso do gerbil como hospedeiro experimental de uma cepa de Sarcocystis falcatula-like isolada na Bahia e investigar a possível reatividade dos seus anticorpos contra antígeno de Sarcocystis neurona. Um dos anticorpos monoclonais (G1/19) reconheceu apenas antígeno de esporozoítos de T. gondii, enquanto que o outro
(K3/7-13) identificou proteínas de taquizoítos e esporozoítos. Os gerbis não se mostraram susceptíveis à infecção por S. falcatula-like, mas soroconverteram e apresentaram reatividade sorológica cruzada com antígeno de S. neurona no Imunoblot. Estes achados indicam que o monoclonal G1/19 é promissor para o desenvolvimento de um diagnóstico específico para exposição a oocistos de T. gondii, bem como existe reação sorológica cruzada entre S. falcatula-like e S. neurona no no Imunoblot, impactando na interpretação dos resultados sorológicos para este último parasito.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE DIAS MUNHOZ - UESC-BA
Externo à Instituição - ALEXANDRE MORAES PINHEIRO - UFRB
Presidente - 1085375 - LUIS FERNANDO PITA GONDIM
Interno - 1561789 - RICARDO WAGNER DIAS PORTELA
Externo ao Programa - 1673868 - THIAGO CAMPANHARO BAHIENSE
Notícia cadastrada em: 30/05/2019 10:14
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA