Banca de DEFESA: LUIZ DI PAOLO MAGGITTI JUNIOR

DISCENTE : LUIZ DI PAOLO MAGGITTI JUNIOR
DATA : 19/02/2019
LOCAL: Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA

Dinâmica folicular, função luteal e momento da ovulação em protocolos de IATF em bubalinos (Bubalus bubalis)

Búfalo, Corpo lúteo, folículos, gonadotrofina coriônica equina.

A fim de avaliar os efeitos do eCG, BE e GnRH na dinâmica folicular e características luteais de búfalas (Bubalus bubalis), lactantes, 40 fêmeas foram submetidas a um protocolo de IATF. No dia 0 todos os animais receberam um dispositivo intravaginal de P4, associado a 2mg de BE e 0,5mg do cloprostenol sódico. No D9, ocorreu a retirada do implante e foram administrados 0,5mg do cloprostenol sódico em todos os animais e 400UI de eCG em metade dos animais. No D10 (24h após a remoção dos implantes) metade das fêmeas tratadas com eCG e metade das fêmeas não tratadas com eCG receberam 1,0mg de BE. No D11 a outra metade das fêmeas tratadas com eCG e das fêmeas que não foram tratadas receberam 10μg de um análogo do GnRH (acetato de buserelina). Desta forma, foram constituídos os quatro grupos experimentais: C/eCG+GnRH (n= 10), S/eCG+GnRH (n= 10), C/eCG+BE (n= 10) e S/eCG+BE (n= 10). Com o recurso da ultrassonografia em modo B e power-Doppler, avaliaram-se o DFol (D9, D10 e D11), DFOV, TXFol, VFOV, %VFOV, MOV e TxOV na dinâmica folicular, além de DCL D18, VCL, %VCL e dosagens de P4 (D18) para a função luteal. As análises estatísticas foram realizadas pelo teste de Tukey, Kruskal-Wallis e ANOVA de medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram encontradas diferenças estatísticas significativas para o DCL D18 com 1,78±0,12cm no grupo (C/eCG+BE) e 1,62±0,11cm no grupo (S/eCG+BE), além de, nas dosagens de P4 entre os tratamentos C/eCG+GnRH (4,09±0,94ng/mL) e S/eCG+GnRH (2,80±0,70ng/mL). Quanto as variáveis avaliadas pelo modo power-Doppler, não foi verificado nenhuma diferença estatística entre os grupos experimentais. Concluiu-se que a utilização do BE ou GnRH associados ao eCG possibilitaram eficientes sincronização e indução da ovulação em búfalas lactantes submetidas a um protocolo de IATF, devendo-se levar em consideração também o fator custo/benefício favorável ao uso do BE.

Presidente - 1085368 - ANTONIO DE LISBOA RIBEIRO FILHO
Externo ao Programa - 6286485 - JOSE VASCONCELOS LIMA OLIVEIRA