Banca de DEFESA: CINTHIA MARGARITA SABILLON JIMENEZ

DISCENTE : CINTHIA MARGARITA SABILLON JIMENEZ
DATA : 30/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/gecfaced

(Per)Formação Rizomática: encontros entre tecnologias digitais e professores em Honduras

tecnologias digitais, formação docente, formação profissionalizante, formação continuada, autoformação, rizoma

A sociedade contemporânea caracteriza-se por uma presença marcante das tecnologias digitais, que condicionam o desenvolvimento de muitas das atividades que os indivíduos fazem no seu cotidiano. Este contexto gera a necessidade de promover competências de letrados digitais nos cidadãos, assumindo as diferentes instituições de ensino, nos diferentes níveis, a responsabilidade de promover essas habilidades. Frente a esse desafio, os professores hondurenhos vêm implementando as tecnologias digitais de diferentes maneiras em suas práticas pedagógicas, mas não está claro como foram estruturados os diferentes processos que os levaram a essa implementação. É nesse contexto, que esta pesquisa teve como objetivo compreender como os fluxos emergentes dos encontros entre máquinas desejantes constituem a (Per)Formação Rizomática, para a incorporação das tecnologias digitais, no cotidiano dos professores hondurenhos. A pesquisa é de natureza qualitativa, e devido à natureza do objeto de pesquisa, optou-se pelo método cartográfico para a produção dos dados, e, para a seleção dos professores participantes da pesquisa, se fez inicialmente um questionário, do tipo ficha de pre-inscrição para um curso virtual, cujos dados foram processados mediante uma classificação ponderada simples de critérios, e aqueles que obtiveram os maiores resultados, evidenciando ter experiência com tecnologias digitais, foram selecionados para participar do curso virtual. Numsegundomomento, foi desenvolvido um curso virtual sobre Estratégias Didáticas Digitais, com os 43 professores hondurenhos selecionados inicialmente, porém, apenas 18 deles permaneceram durante todo o curso. Todas as interações realizadas no curso, como tambén as criações produzidas pelos professores, foram utilizadas como dados na pesquisa. Por fim, foram realizadas entrevistas não estruturadas com dois dos professores do curso virtual. Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva. Como resultados, evidenciou-se que os professores de Honduras se aproximam das tecnologias digitais movidos pelos diferentes encontros virtuais e físicos que tiveram, ao longo de suas vidas, com tecnologias, colegas, amigos, os quais geraram Contágios Pedagógicos, contribuindo a que eles se aproximassem das tecnologias digitais. Outro elemento que está condicionando os processos (per)formativos dos professores são as percepções que eles têm sobre as tecnologias digitais e sobre o nível de conhecimento que os alunos e eles próprios têm sobre elas. Essas percepções despertaram neles desejos, mobilizando-os para empreender processos (per)formativos, porém, muitas dessas percepções estão em sintonia com uma ideia tecnicista das tecnologias, percebendo-as como ferramentas. Por fim, outro dos elementos que vêm influenciando a forma como os professores se aproximam das tecnologias digitais são através dos processos formais de formação, como a formação profissionalizante e a formação continuada; no caso da profissionalizante, a universidade oferece poucas experiências com tecnologias digitais aos futuros professores; por isso, a principal influência está sendo a formação continuada, que pelo poder da mobilidade física, informacional e de pensamento, tem contribuído para que os professores possam realizar estudos no exterior, além de cursos virtuais. Ambos processos de formação, profissionalizante e continuada, estão significativamente impregnados pela autoformação de professores, que desempenha um papel importante na articulação da (Per)formação Rizomática para a incorporação das tecnologias digitais na vida cotidiana dos professores em Honduras.

Presidente - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA