Banca de DEFESA: FAUSTINO EMILIO ARENCIBIA JAIME

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FAUSTINO EMILIO ARENCIBIA JAIME
DATA : 08/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:
A MISSÃO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA BAHIA, ENCONTRO COM PROFESSORES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O TRABALHO: UM CASO PARA ESTUDAR

PALAVRAS-CHAVES:
Missão Social; Mundo de trabalho; Trabalhado; pessoa com deficiência intelectual,

PÁGINAS: 255
RESUMO:

A Presente investigação procura identificar a partir das concepções dos professores do Centro de Educação Especial de Bahia (CEEBA), entre os anos 2008-2018(± 2anos) alguma transformação na Missão Social desta entidade, a qual funciona como Centro de Apoio Pedagógico para pessoas com deficiência intelectual (PcDI) que residem no município Salvador de Bahia e região Metropolitana de Salvador. A maneira de hipótese, o autor antecipa-se alegando que: se dito mudança realmente existiu, o mesmo pôde ter sido percebido pelos estudantes, pelos familiares destes ou pelo Corpo Docente que trabalhou na entidade durante esse período. Sendo a percepção que têm estes últimos, o que mobiliza ao autor para identificar as possíveis mudanças no objeto do presente estudo. Para abordar a investigação o autor se remete ao Estudo de Caso já que segundo Yin (2001) este se relaciona com histórias de vida de indivíduos ou personalidades que alguma maneira se destacava dos outros. E sendo coerentes com essa perspectiva de Yin, o autor, que de antemão lhe tinha concedido vida a um núcleo que habita dentro do CEEBA (o NEIT), decide por médio desta investigação o apresentar socialmente e o registar como filho legítimo de uma inclusão específica, a inclusão no Mundo do Trabalho de PcDI, um fenómeno contemporâneo, que em sua manifestação e evolução no contexto capitalista brasileiro, tem sido por momentos, celebrado e atacado pelos governos de turno. É amparado na Teoria Sócio–Histórico-Cultural de Vygotsky e no discernimento de grandes autores como Antônio Gramsci, Olga Franco García e Esteban Tomás Ramírez-Domínguez, que autor vislumbra luz na capacidade que tem o Trabalho, como categoria libertadora, de se apresentar também como Princípio Educativo numa instituição educacional que demonstra que além de se assumir o atendimento educacional especializado orientado por lei, se pode reorientar aos estudantes amparados no princípio martiano de Educar para a Vida através de um Atendimento Profissional Especializado quepermita a inclusão destes no mundo do Trabalho. As informações registadas através das Entrevistas Narrativas que propõe Roberto Sidnei Macedo encontram na Hermenêutica Dialética e na Análise de Discurso, ferramentas eficientes para desvendar os sentidos e significados que estas produziram, se chegando a constatar na investigação que: A Missão Social de uma instituição educacional tem um comportamento dialético e deve ser (re)estruturada em função do contexto em que se dê a Prática Pedagógica


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSEMARY LOPES SOARES DA SILVA - UERJ
Externo ao Programa - 287289 - ADMILSON SANTOS
Externo à Instituição - ANDERSON SCHWINGEL RIBEIRO - UFPel
Externo ao Programa - 1583487 - FELIX MARCIAL DIAZ RODRIGUEZ
Presidente - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA
Notícia cadastrada em: 04/07/2022 15:02
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