A INTERRELAÇÃO ENTRE JOGOS E COMPETÊNCIAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
um estudo de caso em uma creche pública de Salvador-Bahia
Palavras-Chave: Educação infantil; Jogo; Psicomotricidade; Prática pedagógica.
O jogo é a expressão mais genuína da cultura lúdica, o qual existe desde o alvorecer da natureza humana. Estudos científicos justificam que esta atividade na etapa infantil é crucial para a personalidade em formação de cada indivíduo. Desde o nascimento, o jogo é uma atividade onde, não somente emerge diversão, também afloram desacordos, possibilidades e desafios que visam múltiplas aprendizagens. Aprendizagens que se iniciam com as primeiras descobertas do próprio corpo, corpo em movimento que interage com o mundo físico e social. Esta investigação exterioriza temas que são inerentes ao desenvolvimento infantil, com a psicomotricidade em sua relação com o jogo e outras teorias necessárias que a complementam. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo principal: Analisar como os professores de uma creche pública de Salvador-Bahia compreendem a inter-relação entre o jogo e a psicomotricidade em sua prática pedagógica com crianças de zero a três anos de idade. O centro educacional está localizado na comunidade urbana de São Marcos, nesta capital. Fazem parte deste estudo cinco professoras que atuam na referida instituição infantil. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, amparada na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky. As informações foram registradas por meio da combinação dos seguintes instrumentos metodológicos: investigação bibliográfica, revisão documental, diário de campo, questionários e entrevista narrativa. Objetivando-se também a caracterização destes autores sociais da investigação e suas compreensões sobre a prática pedagógica que realizam. Para a organização e análise dos registros utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de BARDIN. Com os resultados do estudo constatamos que, apesar das professoras atribuírem uma grande significação ao jogo, à psicomotricidade e à sua inter-relação, existem problemas de formação continuada de professores na creche, limitando um saber fazer cada vez mais inclusivo que permita atender mais e melhor as particularidades das crianças nesta etapa inicial da Educação Básica.