Banca de DEFESA: ZUNILDA ORIA SAN ROMAN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZUNILDA ORIA SAN ROMAN
DATA : 29/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Modalidade Remota
TÍTULO:
A INTERRELAÇÃO ENTRE JOGOS E COMPETÊNCIAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: 
um estudo de caso em uma creche pública de Salvador-Bahia

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Educação infantil; Jogo; Psicomotricidade; Prática pedagógica.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

 

O jogo é a expressão mais genuína da cultura lúdica, o qual existe desde o alvorecer da natureza humana. Estudos científicos justificam que esta atividade na etapa infantil é crucial para a personalidade em formação de cada indivíduo. Desde o nascimento, o jogo é uma atividade onde, não somente emerge diversão, também afloram desacordos, possibilidades e desafios que visam múltiplas aprendizagens. Aprendizagens que se iniciam com as primeiras descobertas do próprio corpo, corpo em movimento que interage com o mundo físico e social. Esta investigação exterioriza temas que são inerentes ao desenvolvimento infantil, com a psicomotricidade em sua relação com o jogo e outras teorias necessárias que a complementam. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo principal: Analisar como os professores de uma creche pública de Salvador-Bahia compreendem a inter-relação entre o jogo e a psicomotricidade em sua prática pedagógica com crianças de zero a três anos de idade. O centro educacional está localizado na comunidade urbana de São Marcos, nesta capital. Fazem parte deste estudo cinco professoras que atuam na referida instituição infantil. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, amparada na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky. As informações foram registradas por meio da combinação dos seguintes instrumentos metodológicos: investigação bibliográfica, revisão documental, diário de campo, questionários e entrevista narrativa. Objetivando-se também a caracterização destes autores sociais da investigação e suas compreensões sobre a prática pedagógica que realizam. Para a organização e análise dos registros utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de BARDIN. Com os resultados do estudo constatamos que, apesar das professoras atribuírem uma grande significação ao jogo, à psicomotricidade e à sua inter-relação, existem problemas de formação continuada de professores na creche, limitando um saber fazer cada vez mais inclusivo que permita atender mais e melhor as particularidades das crianças nesta etapa inicial da Educação Básica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interna - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Interna - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Externa à Instituição - ANA PAULA SILVA DA CONCEICAO - UNEB
Externa à Instituição - MARILETE CALEGARI CARDOSO - UESB
Externa à Instituição - TACYANA KARLA GOMES RAMOS - UFS
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 13:00
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