Banca de DEFESA: CARLA CAROLINA COSTA DA NOVA

DISCENTE : CARLA CAROLINA COSTA DA NOVA
DATA : 01/06/2022
LOCAL: Modalidade Remota

Elos pedagógicos entre o Plano Nacional de Pós-Graduação, pós-graduação stricto sensu, Didática e docência universitária

Didática universitária. Formação continuada. Pós-graduação. Docência universitária. Ensino em pesquisa.

Esta tese é uma investigação qualitativa documental que buscou desvelar, no documento Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, elos pedagógicos, aproximações ou distanciamentos nos seus conteúdos que pudessem relacionar a pós-graduação stricto sensu ao processo de formação continuada para a docência universitária com a mediação dos referenciais da Didática Universitária. Como procedimentos metodológicos, recorreu-se ao conjunto de referenciais da pesquisa documental e à análise de conteúdo a partir de categorias erigidas para interpretação do documento em tela: contextualização do PNPG 2011-2020, concepção de educação, concepção de docência e concepção de formação: quando a formação para a pesquisa se sobrepõe à formação para a docência. Assim, por meio da análise do conteúdo do documento, obtivemos como principais resultados interpretativos: a) a concepção de educação do PNPG 2011-2020 é alinhada a um processo que compreende a pós-graduação stricto sensu baseada na perspectiva da meritocracia e da supervalorização da atividade de pesquisa; b) como concepção de docência, o documento apresentou desvalorização e precarização da atividade docente, visto que silenciou quanto ao reconhecimento desta, o que contribui para o desconhecimento dos saberes docentes, didáticos e pedagógicos necessários à docência universitária; c) quanto à concepção de formação, ficou evidente que a formação para a pesquisa suplanta a formação para a docência, porque a pesquisa constitui o núcleo e a única preocupação da pós-graduação stricto sensu. Assim, processos formativos ligados à docência não são abordados nos programas, nas disciplinas e nem no PNPG 2011-2020. Em suma, com a pesquisa, compreendeu-se que o PNPG 2011-2020 não reconheceu os saberes docentes profissionais que a Didática Universitária exige para o magistério na universidade. Os saberes que o PNPG 2011-2020 sugere para serem veiculados na pós-graduação stricto sensu são exclusivamente ligados ao fazer pesquisa, aos interesses dos setores industriais e dos setores do mercado. Com a pesquisa realizada, esta tese sustenta que o PNPG 2011-2020 não entendeu a pós-graduação stricto sensu como lócus para formação continuada de docentes universitários, tampouco reconheceu a Didática Universitária, ao silenciar sobre a área da Educação.

Interna - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA
Externo à Instituição - CLÁUDIO PINTO NUNES - UESB