Banca de DEFESA: CLARA LIMA DE OLIVEIRA

DATA : 29/04/2022
LOCAL: FACED - remoto

ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

esporte; educação escolar; Educação Física escolar; abordagem crítico-superadora.

A presente pesquisa discute o ensino do esporte na Educação Física escolar a partir da abordagem crítico-superadora. Ela parte da necessidade de disputar os rumos da educação e da Educação Física brasileira ao apresentar contribuições teórico-metodológicas para o ensino do esporte na Educação Física escolar a partir da abordagem crítico-superadora. Hegemonicamente o que temos presentes no trabalho educativo na Educação Física são abordagens hegemônicas de ensino do esporte que podem ser agrupadas nas chamadas teorias do aprender a aprender. Estas, ainda que travestidas de democráticas, são representativas dos interesses da burguesia que, no Brasil, carregam concepções de sociedade, de educação, de escola e de Educação Física alinhados com os chamados reformadores empresariais da educação, resultado do processo de mundialização da educação e de mundialização do capital. O objetivo desta pesquisa é apresentar contribuições teórico-metodológicas que nos permitam avançar no ensino do esporte na direção do desenvolvimento do pensamento teórico de alunas e alunos das escolas públicas brasileiras. Nossa tese está ancorada na seguinte afirmação: o ensino do esporte em sua forma clássica e científica resultante da sistematização dos conhecimentos universais produzidos pela humanidade localizados no universo da cultura corporal, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora, contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos escolares. Tal processo contribui com a constatação, interpretação, compreensão e explicação do esporte como prática social, considerando no planejamento pedagógico a tríade conteúdo-forma-destinatário e o trato com o conhecimento. Para tanto, partimos do método materialista histórico-dialético como teoria do conhecimento, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural como teorias que fundamentam o trabalho educativo, e da abordagem crítico-superadora como abordagem de ensino da cultura corporal na escola. Compreendemos o esporte enquanto prática social em sua concepção contra-hegemônica, que tem como traço essencial a relação agonístico-lúdico. Utilizamos da análise de conteúdo como recurso metodológico para compreensão das categorias com as quais trabalhamos, divididas em categorias de análise - conteúdos escolares (da Educação Física), trato com o conhecimento, tríade conteúdo-forma-destinatário, trabalho educativo e pensamento teórico – e categorias de método - singular-particular-universal e luta de classes. Como resultado, constatamos que as concepções de sociedade, de educação, de escola e de Educação Física que as abordagens de ensino do esporte carregam, quando alinhadas aos interesses da burguesia, não contribuem com o desenvolvimento do pensamento teórico de alunas e alunos, ficando no plano do desenvolvimento do pensamento nos pseudoconceitos. Para isso, torna-se necessário superar por inclusão essas abordagens de forma a ofertar na escola os conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos sistematizados e referenciados como clássicos pela prática social. Concluímos que a abordagem crítico-superadora é a abordagem de ensino que nos permite explicar mais e melhor o fenômeno esporte de forma a incidir sobre o desenvolvimento do pensamento de nossos alunos na direção da construção de uma educação escolar e uma Educação Física verdadeiramente democráticas.

Presidente - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Interna - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL