Banca de DEFESA: CARLOS ADRIANO DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : CARLOS ADRIANO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 13/05/2022
LOCAL: remoto

Inscrições Corporais Negras e Universidade: Produção de Sentidos e docência no Centro de Formação de Professores da UFRB – Amargosa-BA

Educação, Relações étnico-Raciais, Universidade, Docência, Corpos Negros

A produção está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), na área de concentração Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica - linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer. O objetivo da tese foi compreender as marcas (efeitos) de sentido de docentes sobre inscrições corporais negras no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), em Amargosa – BA. A UFRB é uma instituição de ensino superior gestada por uma política de interiorização do ensino superior federal, sancionada em 2005 no território do Recôncavo da Bahia. As reflexões atravessaram vivencias nos grupos de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (HCEL/UFBA) e Docência, Currículo e Formação (DOCFORM/CFP/UFRB). Tratou-se de uma abordagem qualitativa mediada por elementos da metodologia da pesquisa histórica do tempo presente, tendo como técnica de análise de dados a produção de sentidos, um modelo de circulação de dados que transforma signos em sentidos. Os dispositivos de compreensão utilizados para produção de dados foram a revisão de literatura, pesquisa documental com artigos científicos e teses, questionários de caracterização (encaminhados pelo Google Forms), bem como análises marcadas por princípios da tradição oral (entrevistas em ambiente virtual na plataforma Google Meet) e registros imagéticos (fotografias) no contexto da investigação. As entrevistas foram realizadas com docentes autodeclaradas/os negras/os, efetivos no CFP (UFRB). As fundações do estudo abarcam uma leitura socioantropológica da preocupação de pesquisa, alimentada por aproximações às lentes epistemológicas dos Estudos Pós-Coloniais, não se limitando a essa lente de interpretação da realidade. Em termos de estrutura, evidenciamos a produção no formato multipaper, não obstante buscamos desenvolver o objetivo central da tese ao longo de artigos enfatizando a circulação de ideias. Ressaltamos reflexões acerca da produção de sentidos mediada por marcadores sociais e culturais, em especial as marcas (efeitos) de sentido ligado à ideia de referência negra que circula nas dinâmicas do ser e pertencer no espelho social, presentes no CFP (UFRB). Como resultados, refletimos sobre mistificações históricas que geram a sentença do convívio habitual com o racismo e as tendências dos corpos negros a desaparecerem de si. Investigamos a circulação de sentidos em produções acadêmicas (artigos científicos e teses), mensurando suas potencialidades como vetor semântico e os desafios predispostos pela necessidade de (re)conceituar as práticas e signos que permeiam as inscrições corporais negras na universidade. Por fim, problematizamos variados usos e sentidos dessas inscrições, mediados por experiências que permeiam as trajetórias de docentes. Considerando a circulação das marcas e efeitos de sentido, o CFP está envolvido em uma aura simbólica, revestida por nuances perante a afirmação da UFRB como uma universidade negra.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA