Banca de DEFESA: SILVIA REGINA RIBEIRO LEMOS MORAIS

DISCENTE : SILVIA REGINA RIBEIRO LEMOS MORAIS
DATA : 04/04/2022
LOCAL: Sala Virtual

Os Fatores que contribuem para o Valor Agregado de Concluintes dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior.

Educação Superior, Valor Agregado, Fatores que contribuem para o Ganho de Aprendizado.

O presente trabalho teve por finalidade estudar os fatores que contribuem para o ganho de aprendizado dos alunos concluintes dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior. Privilegia-se uma abordagem quantitativa e os dados analisados são provenientes das avaliações educacionais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2017 e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 a 2014, produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como fundamentos teóricos, considerou-se o conceito de valor agregado no contexto da educação e os estudos sobre os fatores determinantes de desempenho dos alunos. Trabalhou-se com os resultados alcançados pelos alunos no ENADE (nas provas de Conhecimento Específico e Formação Geral) e com os dados sobre desempenho prévio nas provas do ENEM. Inclusive foram usadas informações contextuais respondidas pelos estudantes nos questionários socioeconômico do ENEM e ENADE. Também foram coletadas informações contidas no Censo da Educação Superior de 2017. Como técnica de análise, foram utilizados os modelos estatísticos de regressão hierárquicos que levam em conta a estrutura de agrupamento inerente aos sistemas educacionais (no caso específico da presente tese, os alunos e os cursos de graduação). Os diversos agrupamentos são considerados níveis de hierarquia e, em cada um desses níveis, existem múltiplos fatores que atuam e influenciam simultaneamente o aprendizado do aluno. Foram identificados fatores relacionados aos alunos, aos cursos de graduação e aos professores que estão associados ao ganho de aprendizado dos alunos. Dentre outros resultados encontrados na investigação, verificou-se que em Conhecimento Específico não há diferença significativa de ganho de aprendizado entre concluintes não cotistas e cotistas dos Cursos de Pedagogia. Por outro lado, nessa mesma prova, constatou-se que há uma diferença significativa de ganho de aprendizado em favor dos cotistas dos cursos de Engenharia Elétrica. Os dados revelaram ainda que os professores que atendem fora do horário de aula (ou o fato de os coordenadores de curso fornecerem orientação acadêmica aos alunos) aumenta o valor agregado dos cursos tanto de Engenharia Elétrica quanto de Pedagogia.

Presidente - 124.358.565-04 - ROBERT EVAN VERHINE - UFBA
Externa ao Programa - 3308243 - CLAUDIA SA MALBOUISSON ANDRADE