Banca de DEFESA: SANDRA CONSTANTIN POPOFF

DISCENTE : SANDRA CONSTANTIN POPOFF
DATA : 24/03/2022
LOCAL: Modalidade Remota

MEDIAÇÕES DIDÁTICAS DE PROFESSORES DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Comunicação. Didática. Mediação Didática. Pedagogia Universitária.

Docência universitária

A tese aborda compreensões a respeito da Didática no Ensino Superior ancoradas em pesquisa de abordagem qualitativa com professores de Comunicação na Universidade Federal da Bahia. O tema se insere na área epistemológica da Didática e tem por objetivo: analisar compreensivamente a mediação didática de docentes do Curso de Comunicação e a mobilização de saberes didáticos que permeiam o processo de ensinar-aprender em sala de aula universitária. Para tal, desdobra-se em objetivos específicos: 1) identificar os saberes didáticos mobilizados pelos professores no processo de mediação didática; 2) analisar o fenômeno da comunicação didática de professores em sala de aula universitária; 3) conhecer como os professores medeiam conteúdos em aula. Assim, a pesquisa buscou compreender processos que envolvem a mediação didática, em particular do curso de graduação em Comunicação, partindo da problemática da imprecisão conceitual da Didática no Ensino Superior, com produção de informações obtidas mediante questionário com questões abertas e de escala qualitativa (Likert), observação em sala de aula e entrevista semiestruturada com três docentes participantes. As escolhas metodológicas qualitativas em estudo de caso, contribuíram para a compreensão resultante da problemática citada. Diante do conjunto de dados e fundamentações teóricas advindas da pesquisa, conceituou-se a Didática, para além da ciência do ensino, como comunicação estruturada para fins de ensino, lastreada por uma relação pedagógica mais ampla na qual o docente medeia tempos, modos e recursos em prol do engajamento de discentes no processo educativo. As informações produzidas apontam para três categorias: 1) interação participativa com metodologia engajadora processual convergente; 2) interação operativa. Concluímos, sustentando a tese: o professor, em sua comunicação pessoal, singular e original, tem uma presença formativa fundamentada na própria natureza do que faz e é, como indivíduo e como profissional. Decorre disso que, pelo contato com o estilo de docência, pode-se ultrapassar o fenômeno ensinar-aprender para uma vivência de construção colaborativa de compreensões. Portanto, de modo subliminar, a comunicação do Ser docente, funciona como substrato para a mediação didática, manifesta na amplitude da co-criação da aula na medida da habilidade conferida pelos saberes didáticos envolvidos.  Assim, a comunicação didática, distinta nos modos de expressão em cada profissional, aparece de modo subjacente aos saberes docentes.  Conclui-se, que o conceito de comunicação didática, inserido no processo mediacional docente, tem em si a potencialidade e os recursos para fins de despertar no estudante o querer aprender.

Presidente - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interno - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO