Banca de DEFESA: DANIEL SILVA PINHEIRO

DISCENTE : DANIEL SILVA PINHEIRO
DATA : 10/03/2022
LOCAL: Mconf RNP e Faced - auditório

ITINERÂNCIA AUTORAL DOCENTE PARA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: TENSIONAMENTOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Itinerância Autoral Docente. Materiais Didáticos. Cibercultura.

As tecnologias digitais em rede tem se disseminado através do tecido social tal qual um vírus, que contagia instituições, as relações coletivas e os próprios sujeitos, no tempo presente. A cibercultura é, portanto, a ambiência sociotécnica na qual se processam as mais diversas práticas sociais, dentre elas, as ações educativas nas quais estão envolvidos estudantes, professores e comunidades escolares. A itinerância dos docentes compõe este cenário e, quando orientada à produção de materiais didáticos, estabelece uma interface profícua para a estruturação de criações autorais vinculadas ao exercício efetivo de sua profissionalidade. Desta maneira, e atravessada pelas contingências pandêmicas decorrentes da emergência sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, a pesquisa empreendida buscou compreender como o contexto atual da cibercultura tensiona e potencializa a itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos. A metodologia assumida partiu de uma abordagem qualitativa, tendo sido definido aprioristicamente o perfil dos sujeitos – professores do ensino médio/secundário que se auto declarassem criadores de materiais didáticos. Em função das articulações promovidas no âmbito do Projeto Interinstitucional “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, o acesso a diferentes comunidades escolares foi viabilizado e permitiu a interlocução direta do pesquisador com vários docentes, dos quais seis efetivamente integraram-se como sujeitos nesta pesquisa. A produção dos dados se deu através de entrevistas semi estruturadas realizadas com estes professores que atuavam numa escola da Bahia/Brasil e em duas escolas na Catalunha/Espanha. Também foi procedida a análise descritiva de três materiais didáticos cedidos pelos participantes. O processo de intervenção interpretativa junto aos dados foi mobilizado com base nas estratégias propiciadas pela Análise Textual Discursiva o que, aliado à articulação dos pressupostos teóricos convocados para balizar as manifestações do problema em tela, permitiu identificar a incidência de cinco dimensões estruturantes da Itinerância Autoral Docente sendo que duas delas (Dimensão Conceitual e Dimensão Técnica) relacionam-se mais detidamente com a apropriação dos materiais didáticos na contemporaneidade e possuem um perfil transversal, e as demais (Dimensão de Curadoria; Dimensão Criativa de Produção; Dimensão de Compartilhamento) se processam de maneira não linear e dinâmica ao longo da itinerância autoral dos professores sendo potencializadas pelos regimes de colaboração e co-autoria estabelecidos com base e por meio das tecnologias digitais e pelas dinâmicas de produção/fomento aos Recursos Educacionais Abertos (REA); além disto, essa itinerância também se vê tensionada, por exemplo, pelos novos contornos que a profissionalidade docente vem assumindo em face das demandas contemporâneas. Finalmente, também foi identificado que a pluralização das experiências de aprendizagem e de todo processo educacional baseada na concepção de “Educações” revela-se numa demanda urgente já que a sua promoção efetiva pode engendrar e retroalimentar as itinerâncias autorais docentes.

Presidente - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Interno - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA