Banca de DEFESA: HAROLDO SILVA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HAROLDO SILVA BARBOSA
DATA : 04/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual google meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E PETRÓLEO: ORGANIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS PROFESSORES DA REDE MUNCIPAL DE CANDEIAS (1980-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: educação municipal, movimento docente, participação, associação e sindicato.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta dissertação registra os resultados de uma investigação sobre a trajetória do movimento docente na rede municipal de Candeias/Ba, entre os anos de 1980 e 2018. O nosso olhar voltou- se, principalmente, para a participação dos professores em três associações criadas, em diferentes contextos, ao longo do período estudado. A pesquisa teve como principal objetivo: analisar à luz das categorias participação, associação e sindicato, o envolvimento dos professores na luta pela criação e funcionamento das associações e como objetivos específicos: identificar os fatores que contribuíram para a criação e funcionamento das associações e de que maneira elas contribuíram para a organização dos professores; refletir sobre as possíveis repercussões do movimento docente no cenário político local e na luta pela melhoria das condições de trabalho, carreira, salários. A base empírica do estudo se alicerçou em fontes orais e escritas, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento docente, bem como na identificação de matérias jornalísticas, boletins informativos e informações obtidas no arquivo pessoal dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se principalmente nas formulações de Gonh, (1997, 2012. 2015, 2019), Bordenave, (1994), Orión (1988), Martin-Baró (1985), Chaui (1989), Freitas (1991) e Viera (2016). Esses autores nos apresentaram diferentes conceitos de participação, além dos estudos Jesus (2007), Cruz (2015), Silva (2013), Rêses (2008) e Candido (2003), Luz (2008), Gindin (2013), Cruz (2008), Godinho (2018), além das teses e dissertações de Almeida (2015), Silva (2013), Araújo Filho (2015) e Guimarães Neto (2018) nos permitiram também compreender a natureza conceitual e aproximações e distanciamentos entre associações e sindicatos. No decorrer do trabalho, procuramos analisar o cenário político local, e as influências dos acontecimentos mobilizadores da organização da categoria docente no estado e em nível nacional, além de identificar as principais ações realizadas pelo movimento docente, as motivações, as alianças, os percalços, os embates e as diferentes estratégias utilizadas pelos professores, na organização de eventos, realização de greves, passeatas, etc. Como resultado, partir das análises apresentadas, descrevemos as principais ações políticas dos professores de Candeias/Ba, suas conquistas em relação à melhoria das suas condições de trabalho, carreira e salário e a luta em manter-se organizados por meio da representação da categoria em associações. Além disso, identificamos também as repercussões do protagonismo dos professores nas disputas pela direção do sindicato dos servidores municipais da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS
Interno - 1937925 - RODRIGO DA SILVA PEREIRA
Externo à Instituição - ALEX DE SOUZA IVO - IFBA
Notícia cadastrada em: 02/03/2022 16:49
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