EDUCAÇÃO E PETRÓLEO: ORGANIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS PROFESSORES DA REDE MUNCIPAL DE CANDEIAS (1980-2018)
Palavras-chave: educação municipal, movimento docente, participação, associação e sindicato.
Esta dissertação registra os resultados de uma investigação sobre a trajetória do movimento docente na rede municipal de Candeias/Ba, entre os anos de 1980 e 2018. O nosso olhar voltou- se, principalmente, para a participação dos professores em três associações criadas, em diferentes contextos, ao longo do período estudado. A pesquisa teve como principal objetivo: analisar à luz das categorias participação, associação e sindicato, o envolvimento dos professores na luta pela criação e funcionamento das associações e como objetivos específicos: identificar os fatores que contribuíram para a criação e funcionamento das associações e de que maneira elas contribuíram para a organização dos professores; refletir sobre as possíveis repercussões do movimento docente no cenário político local e na luta pela melhoria das condições de trabalho, carreira, salários. A base empírica do estudo se alicerçou em fontes orais e escritas, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento docente, bem como na identificação de matérias jornalísticas, boletins informativos e informações obtidas no arquivo pessoal dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se principalmente nas formulações de Gonh, (1997, 2012. 2015, 2019), Bordenave, (1994), Orión (1988), Martin-Baró (1985), Chaui (1989), Freitas (1991) e Viera (2016). Esses autores nos apresentaram diferentes conceitos de participação, além dos estudos Jesus (2007), Cruz (2015), Silva (2013), Rêses (2008) e Candido (2003), Luz (2008), Gindin (2013), Cruz (2008), Godinho (2018), além das teses e dissertações de Almeida (2015), Silva (2013), Araújo Filho (2015) e Guimarães Neto (2018) nos permitiram também compreender a natureza conceitual e aproximações e distanciamentos entre associações e sindicatos. No decorrer do trabalho, procuramos analisar o cenário político local, e as influências dos acontecimentos mobilizadores da organização da categoria docente no estado e em nível nacional, além de identificar as principais ações realizadas pelo movimento docente, as motivações, as alianças, os percalços, os embates e as diferentes estratégias utilizadas pelos professores, na organização de eventos, realização de greves, passeatas, etc. Como resultado, partir das análises apresentadas, descrevemos as principais ações políticas dos professores de Candeias/Ba, suas conquistas em relação à melhoria das suas condições de trabalho, carreira e salário e a luta em manter-se organizados por meio da representação da categoria em associações. Além disso, identificamos também as repercussões do protagonismo dos professores nas disputas pela direção do sindicato dos servidores municipais da cidade.