Banca de DEFESA: ELISETE SANTOS

DISCENTE : ELISETE SANTOS
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Plataforma de Videoconferência Online

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA ANFOPE E DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO/ AÇÃO ESCOLA DA TERRA/ PRONACAMPO/ SECADI E DA UFBA

Pedagogia Histórico-Crítica; Educação do Campo; Formação Continuada de Professores; Ação Escola da Terra; ANFOPE.

A presente dissertação tem como objeto de estudo a formação continuada de professores, em especial para a Educação do Campo. Está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA, Linha Educação, Cultura Corporal e Lazer, Grupos de Pesquisas LEPEL e GEPEC/FACED/UFBA. Problematiza: (a) a Educação no/do Campo, (b) sua expressão na política educacional e, (c) particularmente a formação continuada de professores para a Educação do/no Campo. Considerando a realidade da Educação do/no Campo e da política educacional, em especial, formação de professores para as escolas do campo, nos perguntando sobre as contribuições da ANFOPE para a formação continuada de professores e as contribuições da base teórica do Curso de Especialização Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo desenvolvida pela FACED. O Objetivo geral é apresentar uma síntese sobre a formação continuada de professores para a Educação do Campo, com base no que defende a ANFOPE e a fundamentação teórica do Curso de Especialização Pedagogia Histórico-Crítica da UFBA. Os Objetivos específicos (a) sistematizar sobre a legislação e política da Educação do Campo; (b) sistematizar as contribuições da ANFOPE para formação continuada; (c) sistematizar as contribuições teóricas indicadas no Curso de especialização em Pedagogia Histórico-Crítica. As Fontes de dados são: (a) A legislação vigente sobre Educação do Campo, PRONERA, PRONACAMPO, dentro dele o eixo de formação de professores; Legislação sobre Formação Inicial e continuada de professores; (b) os documentos da ANFOPE sobre formação inicial e continuada de professores, em especial a Revista Movimento e os Boletins da ANFOPE; (c) Curso e os textos de referência utilizado na formação e indicados no Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Relatório da 4ª versão do curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo-FACED/UFBA (Escola da Terra/MEC/PRONACAMPO/SECADI/FNDE). Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, levando em conta o contexto. Levantamos e comprovamos a hipótese de que a proposta da ANFOPE para formação inicial e continuada de professores, bem como, os subsídios da Pedagogia Histórico-Crítica apresentam os subsídios mais avançados dentro de uma perspectiva crítica para a formação continuada de professores. Defendemos a partir desses dados, que a ação deve continuar, ter orçamento público, ser submetida a novas experiências nas redes públicas de educação no Brasil.

Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interna - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL