Banca de DEFESA: SIMONE DOS SANTOS BORGES

DISCENTE : SIMONE DOS SANTOS BORGES
DATA : 02/03/2022
LOCAL: Plataforma Virtual

UM CAPÍTULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LDBEN Nº 4.024/61 SOB A ÓTICA DO JORNAL A TARDE (1960-1971)

Lei de Diretrizes Educacionais. Jornal A Tarde. Bahia. Ditadura Civil Militar. Representações.

Esta dissertação é um estudo de História da Educação na qual utilizei a noção conceitual de representações das práticas culturais da História Cultural, para pensar, como nos ensina Chartier (1989), as representações, práticas e apropriações de signos e símbolos do passado que envolveram os sujeitos à frente da implementação da Legislação de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4.024/61 (LDBEN) sob a ótica do jornal A Tarde, periódico de maior circulação no Estado da Bahia, e que neste trabalho é utilizado como fonte, bem como, objeto, juntamente, com as legislações educacionais baianas e brasileiras entre os anos de 1960 e 1971. O objetivo principal é (d)escrever a conjuntura histórica do panorama político, social e educacional, que afetou a educação escolar primária e secundária durante a implementação da LDBEN na Bahia, que em seu curso foi interrompida, e aos poucos substituída por novas diretrizes devido ao golpe civil militar (1964) e o estabelecimento de uma ditadura. Para isso, me debrucei sobre o método etnográfico, numa perspectiva historiográfica, em que sujeito e objeto estão imbricados, uma vez que se trata de uma professora de história a contar uma parte da história da educação, ressaltando o quanto esse movimento me afeta, no sentido antropológico proposto por Favret-Saada (1990), utilizando os jornais A Tarde publicados entre anos de 1960 a 1971, tensionado seus escritos com as legislações educacionais sancionadas a época, demonstrando a cada capitulo o porquê das escolhas de fontes, teorias, objetos e métodos frente uma postura epistemológica de pesquisadora. Os capítulos traduzem, cuidadosamente, reflexões que permitem entender o objeto, suas contradições, o recorte delimitado e os resultados da pesquisa.

Presidente - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB
Interna - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS