Banca de DEFESA: TARCYLA COELHO DE SOUZA MARINHO

DISCENTE : TARCYLA COELHO DE SOUZA MARINHO
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Sala Virtual

O novelo das políticas (inter)nacionais de educação e alfabetização: fios que tecem a formação continuada de professoras alfabetizadoras.

Alfabetização. Formação continuada de professoras alfabetizadoras. PNAIC. Políticas internacionais de educação e alfabetização.

A temática da presente tese se inscreve nas discussões sobre políticas de alfabetização e, de modo específico, nas discussões sobre políticas de formação continuada de professoras alfabetizadoras, em cotejo com as políticas internacionais de educação. Na articulação entre esses temas, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da relação entre as políticas internacionais e nacionais de educação e alfabetização sobre a formação continuada de professoras alfabetizadoras,tomando por base o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O trabalho de investigação procurou responder a seguinte questão: quais os efeitos resultantes da relação entre as orientações dos organismos internacionais para a educação e a alfabetização e a política educacional brasileira de formação continuada de professoras alfabetizadoras, tomando por base o PNAIC? Trata-se de umapesquisaqualitativa, cujo método é tomado na perspectiva dialética,em aproximação com a corrente de pensamento marxista e os pressupostos da Teoria Crítica, que valorizam a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, bem como as condições socioeconômicas em que os fenômenos foram produzidos, tal como as contradições sociais. Os procedimentos utilizados para a produção das informações foram a análise de documentos e entrevistassemiestruturadascom professoras alfabetizadoras, coordenadoras pedagógicas e orientadoras de estudo que participaram da formação continuada do PNAIC.A tese defendida consiste na compreensão de que,no Brasil, a formação continuada de professoras alfabetizadoras vem sofrendo os efeitos dos processos de globalização neoliberal, os quais têm hegemonicamenteconduzido as políticas e práticas de educação por meio de princípios de accountability, eficácia, eficiência, produtividade e cultura do desempenho. Entende-se que o PNAIC, ao contemplar no interior de seus processos de atuação elementos que convergem para os mesmos princípios da globalização neoliberal, está em consonância com as orientações inscritas na agenda global para a educação, que se liga aos determinantes econômicos, ou seja, à manutenção do sistema capitalista. Com efeito, o eixo de formação continuada, central nas ações do referido programa, cumpre o papel estratégico de responder eficazmente às necessidades do mercado de trabalho, quepressupõem aformação de mão de obra minimamente qualificada, isto é, que domine os aspectos funcionais da leitura e da escrita, possibilitando que os indivíduos se adaptem a situações sociais em que tais habilidades são exigidas. Os resultados da pesquisa apontam que a iniciativa nacional para superação do problema da alfabetização está intimamente relacionada a interesses políticos e econômicos externos ao contexto brasileiro. No fluxo de forças que operam no interior da política, infere-se que, por um lado, se a formação continuada de professoras alfabetizadoras sofreu os efeitos dos processos de globalização neoliberal que desenhavam o PNAIC, a exemplo da responsabilização docentepelo sucesso ou fracasso da educação, mensurado pelo desempenho dos alunos, por outro, no campo da recontextualização, ambiente em que a política ganha vida, por meio da ação de sujeitos envolvidos entre apropriações e autoria, a ação formativa se revestiu de outros sentidos, ao se associar ao que demandam as escolas no esforço de transformação da realidade objetiva.

Presidente - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Interna - 2115183 - LIANE CASTRO DE ARAUJO