Banca de DEFESA: MARIA ISABEL LOPES PEREZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ISABEL LOPES PEREZ
DATA : 17/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: FACED
TÍTULO:

Políticas de reconhecimento e certificação de saberes profissionais: Brasil e Portugal em contraste


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras-chave: Política pública. Internacionalização da Educação Profissional. Certificação profissional. Competência. Saberes da experiência.


PÁGINAS: 242
RESUMO:

 

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, propôs realizar uma análise contrastiva entre dois programas vinculados a políticas públicas de certificação profissional de saberes adquiridos através da experiência desenvolvidos no Brasil e em Portugal: a Rede CERTIFIC no Brasil e o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), em Portugal. Para tanto, apoiada na epistemologia materialista, histórica, dialética, buscou-se interpretar e contextualizar esses programas desenvolvidos nas duas últimas décadas, debatendo as condições socioeconômicas dos países em questão identificando suas posições geoestratégicas como pano de fundo para a adoção dos citados programas. Levantou-se dados a partir de documentos, leis, decretos, relatórios, eventos específicos, entre outras fontes, assim como realizou-se também entrevistas semiestruturadas com personagens significativos que estiveram envolvidos com a concepção e execução dos referidos programas nos dois países. A pesquisa objetivou caracterizar os referidos programas, identificar os desdobramentos do processo de internacionalização das políticas de educação profissional presentes nas suas formulações e desvendar os contrastes entre os programas do Brasil e de Portugal, por meio das simetrias e contradições entre eles. As entrevistas presenciais realizaram-se em duas etapas de campo: a primeira em Portugal, Faro e Lisboa e a segunda no Brasil, em Natal/RN. O estudo revelou significativas semelhanças nos problemas socioeducacionais enfrentados pelos dois países, especialmente no que tange ao índice de iliteracia de suas populações, pobreza, abandono escolar, desemprego, subemprego, precarização do trabalho, entre outros indicadores, guardadas as devidas proporções, tendo em conta as distintas dimensões dos dois países. O estudo também identificou similaridades importantes entre os dois programas estudados, especialmente que ambos são produto de momento histórico específico do capitalismo, caracterizado por crise estrutural que se reflete no desemprego ou subemprego. Dessa forma, os programas citados contribuíram para a certificação do trabalho simples, haja vista que a crise estrutural, de longa duração, impede a absorção da força de trabalho de todos aqueles porventura certificados para a realização do trabalho complexo. Tais políticas de certificação e seus respectivos programas ocorrem em um dado momento histórico, como produto de soluções pensadas em cada país, a partir de disputas políticas e ideológicas internas bem como de proposições hegemônicas internacionais, articuladas externamente diante da necessidade de adotar medidas paliativas de compensação aos prejuízos causados a segmentos importantes dos trabalhadores do mundo com grandes dificuldades de acesso à qualificação profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO
Externo ao Programa - 1400863 - VITOR BEMVINDO VIEIRA
Externa à Instituição - ROSANNA BARROS - UdA
Externo à Instituição - ANTONIO ALMERICO BIONDI LIMA - UFRB
Externa à Instituição - CELIA TANAJURA MACHADO - UNEB
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 10:12
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