Banca de DEFESA: CLEIDINALVA SILVA CERQUEIRA

DISCENTE : CLEIDINALVA SILVA CERQUEIRA
DATA : 22/02/2022
LOCAL: Remoto

EDUCAÇÃO, CORPOS NEGROS E CULTURA DO RAP: RASURAS LITERÁRIAS E REESCRITURAS DE IDENTIDADES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE SALVADOR -BA

Educação; Corpos Negros; Identidades; literatura; Ensino Médio.

Esta tese objetivou analisar as possibilidades do rap para o redimensionamento do ensino de literatura e construções identitárias e suas contribuições para que os corpos negros de estudantes de uma escola pública de Salvador-BA despertassem um olhar crítico sobre si e o lugar que ocupam na sociedade. Se insere no campo da pesquisa qualitativa, metodologicamente ancorada no estudo de caso, com estudantes rappers, baseada em depoimentos e entrevistas semiestruturadas. O texto foge do modelo tradicional e se apresenta no formato multipaper. Elegemos o rap por ser um gênero poético comum à cultura de muitos/as jovens estudantes do ensino médio e que os/as aproximam dos textos da tradição literária, ao tempo em que potencializa o ensino de literatura e ressignifica construções históricas a respeito do povo negro, cristalizadas na sociedade brasileira por meio de alguns cânones literários nacionais presentes no material pedagógico dos/as estudantes. Ainda que esta arte esteja nos documentos que regem a educação básica brasileira, ela não adentrou a sala de aula formalmente, embora sua presença entre os/as educandos seja marcante, o que demonstra a relevância da pesquisa. Reconhecido como arte resistência, em que seus artistas se constituem como autores de suas próprias histórias, e não somente como meros figurantes, o rap cria fissuras as quais expõem chagas sociais de uma parcela da população que carrega no corpo, a cor do preconceito, realidade de muitos/as estudantes de onde esta pesquisa foi realizada, uma escola de um bairro da periferia de Salvador. Como resultados, destacamos reflexões realizadas a partir das narrativas dos estudantes, bem como suas produções literárias, sobre como esta arte fortalece as construções corpóreas/identitárias de jovens negros/as das periferias e confere ao currículo outras dimensões e potencialidades. Das conclusões, destacou-se uma práxis educativa amparada no respeito à cultura dos/as estudantes negros/as, moradores de espaços periféricos, comprometida com a emancipação humana; a valorização das produções dos/as estudantes e a consideração deles/delas como sujeitos históricos e sociais. Para além, a possibilidade de se tratar de gêneros literários de formas diversas e situadas, no entrelace da cultura local e a realidade global.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA