Banca de DEFESA: JOSIANE CRISTINA CLIMACO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE CRISTINA CLIMACO
DATA : 25/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: FACED - remoto
TÍTULO:

CULTURA CORPORAL DE MATRIZ AFRICANA: Realidade e possibilidades na formação de professores de Educação Física no Estado da Bahia 


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Corporal de Matriz Africana; formação de professores; Educação Física


PÁGINAS: 170
RESUMO:

O presente estudo de pesquisa se insere no debate travado sobre o trato com o conhecimento da cultura corporal e a formação de professores de Educação Física.   Apresenta enquanto objeto de estudo o Trato com o conhecimento Cultura Corporal de Matriz Africana (CCMA) na formação de professores de Educação Física (EF) na Bahia, busca explicar como se dá este trato a partir da seleção, organização e sistematização. Esta pesquisa discute três problematizações: (A) A negação do conhecimento das matrizes étnicas subsumidas na história brasileira; (B) – A segunda problematização dialoga com o marco histórico da Lei 10.639/03 evidenciando que as instituições de ensino superior, secretarias de educação e escola básica tem a necessidade de dar conta desta pauta vigente na Educação Brasileira; (C) - Por fim, a terceira problematização são os ataques governamentais à educação, as universidades públicas e aos professores(as), atualmente damos enfrentamentos ao Projeto Escola sem Partido PL 246/19 que tramita na Assembleia legislativa do Brasil, que propõe dar preferência ao curriculo os valores de ordem familiar sobre a Educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa, desautoriza o Ministério de Educação (MEC) distribuir livros às escolas públicas que versem sobre orientação à diversidade sexual de crianças e adolescentes e proibir a doutrinação política, moral, religiosa ou ideologia de gênero nas escolas.  Assim, apresentamos o seguinte problema: Qual a realidade e as possibilidades do trato com o conhecimento da cultura corporal de matriz africana na formação de professores de EF na Universidade Federal da Bahia (UFBA)? Objetivamos: Investigar a realidade e as possibilidades do trato da Cultura Corporal de Matriz Africana na formação de professores de Educação Física na  UFBA. Especificamente, - Levantar as contradições expostas no trato com o conhecimento da CCMA no currículo da licenciatura de professores de EF para apontar as regularidades científicas e suas concepções; por fim - Elaborar uma proposta teórico metodológica para o Trato com o conhecimento da CCMA na EF a partir da abordagem Crítico superadora. Metodologicamente fundamenta-se a partir do materialismo histórico dialético e o Pan africanismo e elabora proposta teórico metodológica para o Trato com o conhecimento da CCMA na EF a partir da abordagem Crítico superadora, a fim de avançar os estudos relacionados à raça e classe sobre os conhecimentos específicos do ensino da Educação Física.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Interna - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externa ao Programa - 1355659 - NAIR CASAGRANDE
Externa à Instituição - KATIA OLIVER DE SA
Externa à Instituição - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - UFAL
Externo à Instituição - TIAGO NICOLA LAVOURA - UESC
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 10:11
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA