Banca de DEFESA: ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA

DISCENTE : ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA
DATA : 03/02/2022
LOCAL: Remoto

Três estudos sobre o ProfMat: mensagem pedagógica, recontextualização e a abordagem de conceitos matemáticos

Prática Pedagógica; Mestrado Profissional em Rede Nacional; Educar Matematicamente; Recontextualização; Professores de Matemática.

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a participação de professores em uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat). A tese está organizada em formato multipaper composta pela coletânea de três artigose para o entendimento dessa participação três objetivos direcionam a pesquisa: Identificar e caracterizar que mensagens de educação matemática são comunicadas na prática pedagógica no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional; Caracterizar os textos que circulam na prática pedagógica da educação básica, que são recontextualizados da prática pedagógica de uma turma do ProfMat;  Analisar como conceitos matemáticos presentes nos programas da educação básica são realizados em uma turma do programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Para produção dos dados foram utilizados como procedimentos a observação de aula, entrevistas e análise documental. As observações, foram à forma prioritária de produção de dados, e aconteceram em duas etapas: a primeira etapa compreendeu uma única turma de um polo do ProfMat, nesse contexto foram observadas todas as aulas das disciplinas: Números e Funções reais; Matemática Discreta; Geometria e Aritmética. Na segunda etapa observamos duas salas de aula da educação básica do Ensino Fundamental- Anos Finais em duas escolas diferentes, uma escola municipal e a outra escola estadual. A forma de registro das observações deu-se por meio de registros no diário de campo. Nesta pesquisa, os dados foram analisados a partir de conceitos da teoria de Basil Bernstein.  Os resultados do primeiro artigo sugerem diferentes formas de seleção, sequenciamento e compassamento da prática pedagógica, além de uma variação no enquadramento, tendendo a mais forte ou mais fraco. Já o segundo artigo aponta que as mensagens sobre educar matematicamente observadas reforçam o propósito previsto nos documentos oficiais do programa de que a “melhoria da prática pedagógica” acontece por meio do “domínio aprofundado de conteúdo matemático”. Os indícios da recontextualização nas práticas pedagógicas, dos textos que circulam nesse programa de formação, são deslocados para prática pedagógica na educação básica com dois intuitos: de incorporá-los nas práticas pedagógicas ou de negá-los. E que a ênfase na matemática acadêmica e a pouca relação com o contexto da sala de aula da educação básica podem favorecer para que os textos oriundos desse programa sejam negados pelos professores. Por fim, no último artigo os resultados reforçam o distanciamento entre as realizações de conceitos matemáticos nesse programa em relação a educação básica, pois não há espaço para discussões de como os professores realizam estes conceitos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio o que denota um forte insulation e a manutenção das hierarquias para a produção do texto legítimo.

Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA