Banca de DEFESA: MATHEUS DA SILVA MASCARENHAS

DISCENTE : MATHEUS DA SILVA MASCARENHAS
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Sala virtual

A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS/AS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O ACESSO AO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFBA

Educação Superior; Formação Acadêmica; Ensino, Pesquisa e Extensão; Assistência Estudantil; Política Social; Racismo Estrutural.

Este trabalho buscou analisar a Formação Acadêmica de estudantes beneficiários/as da Assistência Estudantil (AE) na Universidade Federal da Bahia, tomando o acesso ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão (EPE) como principal critério de qualidade. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foi feito um levantamento de estudos sobre a temática, o que ajudou a delimitar o objeto de pesquisa. Na fase de campo, prezando pelo método materialista histórico-dialético, a análise foi dividida em duas etapas: legal e material. Na primeira, foi feito um mapeamento das atividades de EPE desenvolvidas pela UFBA, em sites e editais das Próreitorias específicas, buscando identificar os seus níveis de articulação com as ações de AE. Em seguida, foi aplicado um questionário junto aos/às estudantes sobre o perfil socioeconômico e o acesso destes/as às atividades do tripé. Também analisamos fatores como acesso às bolsas de EPE, tempo de conclusão do curso, desempenho acadêmico, autoavaliação do aprendizado, possibilidade de abandono e acompanhamento pedagógico e psicológico como elementos auxiliares. A falta de acesso ao tripé e às bolsas de EPE se mostraram como fatores de desqualificação da Formação Acadêmica dos/as estudantes assistidos/as, que são majoritariamente negros/as. Assim, constatou-se como necessária a adoção de medidas que articulem as ações de AE ao tripé para a elevação da qualidade da formação e de combate às desigualdades socio-raciais. Entretanto, a falta de articulação entre estas ações refletem os recorrentes cortes orçamentários na educação superior pública, o que têm rebaixado a qualidade da Formação Acadêmica, expressando o caráter contraditório das políticas sociais no capitalismo, que avança sobre as funções sociais do Estado às custas da destruição dos direitos da maior parte da população que segue sendo empurrada à barbárie.

Presidente - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Interna - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL