Banca de DEFESA: JONHNATAN DOS SANTOS BARBOSA

DISCENTE : JONHNATAN DOS SANTOS BARBOSA
DATA : 20/12/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/andreia-maria-pereira-de-oliveira/invite

O livro didático da Educação do Campo: Identidade camponesa em atividades matemáticas

Livro didático,  identidade camponesa e  atividades matemáticas

A presente pesquisa teve como tema central a identidade camponesa em atividades dos livros didáticos específicos para escolas do campo. A questão norteadora do estudo foi: como atividades matemáticas presentes nos livros didáticos específicos para Educação do Campo abordam a identidade camponesa? O relatório de pesquisa está organizado no formato coleção de artigos, apresentando três artigos, orientados por três objetivos: compreender como os estudos abordam o Programa Nacional do Livro Didático do Campo e a relação entre os resultados e os princípios da Educação do Campo; identificar os aspectos comuns da identidade camponesa que interligam as diferentes comunidades do campo, buscando a compreensão das características que unem os sujeitos do campo, sem desconsiderar suas diferenças; identificar e analisar quais as possibilidades para o diálogo com a identidade camponesa em atividades matemáticas presentes nos livros didáticos para escolas do campo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e análise de documentos, tendo como foco os livros didáticos específicos para escolas do campo.  Apoiamo-nos no conceito sobre identidade abordado por Stuart Hall e no conceito de diálogo apresentado por Alrø e Skovsmose. Os resultados apontaram para preocupações voltadas a questões mais complexas que envolvem a relação entre o livro didático e o contexto do campo, que podem passar despercebidas pelos critérios de escolha dos livros didáticos nos guias e editais; a existência de quatro aspectos da identidade dos povos do campo, que independente das particularidades de cada comunidade, podem ser considerados parte dos sujeitos de todo território, sendo: Agricultura Familiar, Agroecologia, Tradições/Mística, Organizações Sociais; constatou-se que a coleção de livros didáticos analisada apresenta atividades que fazem referência aos aspectos da identidade camponesa, podendo proporcionar o diálogo entre ela e os conteúdos matemáticos, por meio de investigações relacionadas ao contexto de vida de estudantes. Como implicações deste estudo, destacamos a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento das coleções, tendo em vista proporcionar com maior frequência o diálogo entre os conteúdos matemáticos e a identidade camponesa.

Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA - UFPE