Banca de DEFESA: GRACY KELLY ANDRADE PIGNATA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACY KELLY ANDRADE PIGNATA OLIVEIRA
DATA : 14/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto - Google meet
TÍTULO:

 

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS TESSITURAS PARA O CAMPO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Docência Universitária; Deficiência; Educação Superior; Inclusão


PÁGINAS: 215
RESUMO:

 

Esta tese consiste em um estudo sobre a docência universitária situada no contexto de inclusão escolar/acadêmica de estudantes com deficiência. Parte do pressuposto de que o processo de inclusão de estudantes, cujas demandas formativas são diversas, induz à reconfiguração da docência universitária. Essa perspectiva envolve três pensamentos fundantes: a interação com o estudante com deficiência conduz novas aprendizagens as quais podem (re)significar o exercício da docência na Educação Superior; o processo de inclusão pressupõe uma conduta didática em constante renovação e reconfiguração; o encontro com estudantes com deficiência contribui para a compreensão da docência na Educação Superior como ato educativo que envolve múltiplas dimensões (pedagógica, científica, política, valorativa). Assim, a pesquisa tem como objetivo central analisar como se configura a docência na Educação Superior face a inclusão de estudantes com deficiência. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, fundamentado no Interacionismo Simbólico como matriz teórica principal e pela Teoria Fundamentada nos Dados – TFD, como abordagem metodológica. A imersão em campo, portanto, foi guiada pela TFD, bem como os dados obtidos mediante entrevistas intensivas analisados segundo fundamentos desta abordagem. Os resultados do estudo mostram que a inclusão é um convite ao exercício de uma conduta intersubjetiva, autorreflexiva e ético-profissional capaz de produzir uma experiência modificadora e transformativa na esfera da profissionalidade docente. Essa experiência modificadora pressupõe a internalização do outro, na posição de indivíduo único, que se expressa em sua singularidade. O estudo ainda indica que os fios que interligam as relações estabelecidas entre docentes e estudantes com deficiência são tecidos a partir de uma dimensão central, a qual seria responsável por fornecer as condições necessárias para situar e elevar as demais dimensões constituintes da docência a uma conexão dialógica. Essa dimensão central, que cunhamos de analítica, consiste no conceito fundante desta pesquisa. Esse conceito reitera a natureza relacional, dialógica e integrada do processo educativo que se (re)significa mediante as relações de reciprocidade na qual inclusão e docência se imbricam e se modificam mutuamente. Dessa forma, os resultados desta pesquisa formam um modelo teórico, delineado por propriedades e categorias, que confirmam a tese defendida neste estudo: a docência universitária se reconfigura face a inclusão de estudantes com deficiência, desde que as trocas intersubjetivas promovam uma identidade docente mais convergente com a dialeticidade da educação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Externa ao Programa - 2583349 - SHEILA DE QUADROS UZEDA
Externa à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS - UFRN
Externa à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO - UFRB
Externa à Instituição - SUSANA COUTO PIMENTEL - UFRB
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 12:53
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