Banca de DEFESA: YURIKA SATO NOBREGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURIKA SATO NOBREGA
DATA : 21/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto - Google meet
TÍTULO:

 

Ensino da Libras através de Recurso Pedagógico Digital: EducaLibras

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

Libras; Recurso Pedagógico Digital; Surdo; EducaLibras.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

 

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o Recurso Pedagógico Digital EducaLibras como apoio ao docente no ensino da Libras, conduzida pela questão: quais metodologias de ensino da Libras podem ser potencializadas a partir do uso do EducaLibras? O EducaLibras tem como escopo simular um curso da Libras que se configura em níveis de aprendizagem (básico, intermediário e avançado), de maneira que visa contemplar os aspectos linguísticos e gramaticais a respeito da Cultura, identidade e comunidade Surda. De um modo geral, os recursos pedagógicos não estabelecem uma possível relação conceitual entre língua e as características próprias de sua comunidade linguística, o que nesse caso, poderia ser sugerido a associação ao entendimento da fonética, sintaxe, morfologia e pragmática, que são próprios da Língua de Sinais, porém raramente há essa relação entre a compreensão prática de uso da língua com o entendimento da gramática da Libras. No que concerne a metodologia, foi escolhida a abordagem qualitativa, para compreender o olhar do docente da Libras, suas as impressões, pontos de vistas, opiniões, possíveis potencialidades, ajustes, entre outras possibilidades do EducaLibras. Esta pesquisa é de natureza empírica, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada aplicada aos docentes da Libras. A entrevista semiestrutura está organizada em duas partes, sendo a parte I referente ao perfil do entrevistado, e a parte II aos estímulos indutores: (1) o EducaLibras como recurso digital; (2) metodologias para o uso do EducaLibras; (3) O EducaLibras como Recurso Pedagógico. As respostas coletadas foram submetidas a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que teve como amostra cinco docentes da Libras. Os resultados revelaram que os docentes da Libras demonstraram entusiasmo ao conhecer um recurso que utiliza avatar 3D. Concluímos que este estudo contribuiu para uma melhor compreensão e aprofundamento dos aspectos positivos e lacunas apresentadas à questão do ensino da LS a partir do uso gramatical desta língua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Externa ao Programa - 2353091 - FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
Externa à Instituição - CAROLINA SILVA RESENDE DA NÓBREGA - UFPB
Externa à Instituição - EDINALMA ROSA OLIVEIRA BASTOS - UNEB
Externo à Instituição - LUIZ CLÁUDIO MACHADO DOS SANTOS - IFBA
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 12:51
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA