Banca de DEFESA: MARIANA VIANA DE MOURA

DISCENTE : MARIANA VIANA DE MOURA
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA - Sala virtual de Web Conferência

A Inclusão Escolar de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: um recorte para a contribuição das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

Síndrome Congênita do Vírus Zika; Deficiência Múltipla; Inclusão Escolar; Auxiliar de Desenvolvimento Infanti; Educação Profissional em Saúde.

A Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) passou a ser realidade no Brasil desde o ano de 2015, comprometendo o desenvolvimento típico e saudável de milhares de crianças em todo o país. A síndrome caracteriza-se principalmente pela microcefalia mas, configura-se, também, pela presença de múltiplas deficiências, uma vez que as lesões cerebrais resultam em alterações visuais, auditivas, cognitivas e motoras. Em virtude dos comprometimentos ocasionados pela síndrome a inclusão escolar tornou-se ponto de pauta importante, uma vez que, a partir do ano de 2018, as crianças alcançaram idade prevista para ingresso em creches e pré-escolas. Esta dissertação, portanto, teve como objetivo descrever e analisar a atuação de uma amostra de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) da rede municipal de Salvador-Ba, na perspectiva das suas contribuições para inclusão educacional das crianças com a SCZV. Tratou-se de pesquisa qualitativa, realizada através de observação participante empreendida durante vários encontros de formação e capacitação profissional destinado às ADIs, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador e ministrados pela pesquisadora/autora. Os dados foram coletados na forma de registros em diário de campo. As formações se destinavam a preparar as profissionais para o acompanhamento e o cuidado das crianças com a síndrome, considerando as especificidades do ambiente escolar. Os resultados do estudo apontaram desconhecimento sobre a síndrome, por parte das ADIs, no que diz respeito às condições clínicas e desenvolvimentais das crianças e constataram que essas profissionais enfrentavam dificuldades em realizar as atividades de cuidados básicos junto àquela clientela específica. Resultados sinalizaram também as carências estruturais e de acesso à escola, principalmente na oferta de recursos/adaptações que facilitassem a assistência diária, assim como, apontaram a ausência de auto-reconhecimento, por parte da ADI, da importância de seu papel como agente para a inclusão escolar da criança com a síndrome. Muito embora as ADIs tenham enfatizado a dificuldade de manutenção da criança com a síndrome na escola, reconheceram a importância dos espaços de formação continuada, assim como, a necessidade de maior investimento para o alcance de práticas mais efetivas na atenção à criança com a SCZV. Sendo a escola um espaço potente de grande responsabilidade social, conclui-se pela necessidade de investimento na formação e permanência da ADI na função imprescindível, não só de ofertar cuidados, mas também de possibilitar a participação e permanência da criança com a SCZV na escola.

Presidente - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Interna - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS