Banca de DEFESA: ELIANE FATIMA BOA MORTE DO CARMO

DISCENTE : ELIANE FATIMA BOA MORTE DO CARMO
DATA : 06/12/2021
LOCAL: Plataforma google meet

Encruzilhadas metodológicas: ensino de história da África e dos africanos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: História da África; Ensino Fundamental; Formação de Professoras; Currículo; Metodologia.

Quem é negro no Brasil? Esta pergunta suscita várias reflexões sobre a estrutura populacional de Salvador, da Bahia e do Brasil e permite uma discussão das características dos estudantes matriculados na rede e, concomitantemente da reflexão dos profissionais da educação e inicia o processo de construção de metodologias para inserção da temática étnico-racial no currículo. A Lei nº 10.639/2003, no primeiro parágrafo, indica a obrigatoriedade do estudo da História da África e dos Africanos. É neste conteúdo que centramos o presente estudo, fazendo um panorama histórico e geográfico do Continente Africano, no sentido de subsidiar as professoras e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em ampliar sua visão sobre o continente africano plural, diverso e seu legado de técnicas e conhecimentos, para além de sua divisão geopolítica formatada após a colonização do Continente pelos países europeus. Toda nossa proposta de discussão é atravessada pelo estudo de currículo.  Um currículo que permita pensar a História da África e dos Africanos, para além dos estereótipos de fome, atraso no desenvolvimento, pobreza da população e dos recursos minerais, guerras etc., ou seja, apenas uma visão negativa do mesmo. Esta (re)construção do currículo, na escola, passa pela compreensão da complexidade das questões que o envolve, das escolhas dos professores, das necessidades de transversalisar os temas. A metodologia de pesquisa é abordagem predominantemente qualitativa, inspirada nos pressupostos da Pesquisa-Ação, tendo como método de procedimento a Pesquisa-Formação realizada em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador do segmento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir dos projetos elaborados nas escolas participantes da pesquisa, e em um processo de construção coletiva e formação das professoras e professores nos levou a inserir no currículo alguns povos africanos. Estes elementos foram levados para o cotidiano da escola em várias atividades nos diversos componentes curriculares e na culminância de projetos. Por fim, propusemos caminhos, pistas, indicações e proposições acerca da construção de um currículo que contemple a temática da História da África e dos Africanos, de forma transversal ao conteúdo obrigatório dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Estas reflexões levaram a construção do Referencial Curricular Municipal para Educação das Relações Étnico-Raciais de Salvador.

Presidente - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Interna - 2585621 - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO