EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM MOÇAMBIQUE: UM ESTUDO SOBRE NYAGO
Palavras-chave: Educação; "cultura popular"; Nyago; Moçambique; Niassa.
Esta tese analisa a relação entre a Educação e a cultura popular olhando para suas relações e contradições no contexto socio cultural e implicações na prática pedagógica. O Nyago, praticada por povo Yaawo ou Yao, do Norte de Moçambique, na província do Niassa. Esta cultura popular é praticada anualmente, com ritos de iniciação ou de passagem para a fase adulta dos jovens ou adolescentes. Estudar estas relações, contradições e implicações no currículo, na formação docente e na prática pedagógica, sob uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde foram entrevistadas com profundidade 12 responsáveis das escolas do Distrito de Sanga, no sentido de abarcar várias percepções e observar diferenças ou similaridades na forma como eles pensam sobre a relação possível entre a Educação formal, produzida nas escolas e a cultura popular – Nyago. Tratou-se de um propósito de buscar resultados que indicaram que a relação entre Educação e a cultura popular - Nyago é conflitante e histórica, marcada profundamente pela promoção do Estado Colonial, através do discurso e políticas que fortaleciam a negação das diferenças educativas na cultura popular africana. Este processo no período pós-independência se torna um desafio para a sua não perpetuação nas políticas educacionais, as quais embasam discursos da hierarquia cultural, discriminando muito do que é popular, como incompatível, dual ou ambivalente, com a educação formal. Esse processo no Nyago contribui para a produção da marginalização na cultura e no processo educativo formal moçambicano.