Banca de DEFESA: CLEBER CESAR DA SILVA BARBOSA

DISCENTE : CLEBER CESAR DA SILVA BARBOSA
DATA : 29/10/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS I: ENTRE RELATOS PESSOAIS E HISTÓRIAS INSTITUCIONAIS (1980-1983)

Universidade, Memória, Relatos, Bahia, Salvador.

A história das universidades brasileiras é marcada pela fusão de instituições isoladas de ensino superior. Esta condição basilar esteve presente na composição de Universidades criadas na contemporaneidade, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia, cuja criação deu-se a partir da então Superintendência do Ensino Superior do Estado da Bahia (SESEB). A pesquisa vinculou-se a História da Educação, e tem como objetivo compreender as continuidades e rupturas imbricadas na dinâmica histórica que ensejou a criação da UNEB, sendo o processo de criação desta nosso objeto de pesquisa. Usamos, como fonte principal, relatos orais de funcionários da instituição, além de documentos institucionais e jornais de circulação no estado da Bahia. Escolhemos como recorte temporal o período entre 1980 a 1983, marcado pela transição da Superintendência de Ensino Superior do Estado da Bahia para Universidade do Estado da Bahia.

Presidente - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB
Externa ao Programa - 1171174 - LUCILEIDE COSTA CARDOSO