DO TEATRO VILA VELHA À UNIVERSIDADE LIVRE: uma história da educação, do corpo e liberdade no tempo presente
Educação, Teatro do Oprimido, Teatro, Corpo e Liberdade, Teatro Vila Velha, Universidade Livre de Teatro Vila Velh
O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as possíveis relações entre as obras artísticas produzidas pelo Teatro Vila Velha no campo da linguagem do Teatro desde a sua inauguração até o presente momento, em que abriga a Universidade Livre do Teatro Vila Velha considerando os elementos: Corpo, Cultura e Liberdade relacionando com a perspectiva da formação de cidadãos emancipados através de uma educação pautada na experiência construída a partir da cena teatral. Busca ainda identificar se há o desenvolvimento de um protagonismo do aluno/artor/cidadão, por meio de práxis pedagógicas, para que desenvolvam senso crítico, habilidades manuais e corporais, fomentando a tomada de atitudes práticas na perspectiva de uma mudança e da construção de questionamentos qualificados de paradigmas sociais e políticos que extrapolam a cena desenvolvendo emancipação, liberdade. Essas possíveis relações serão realizadas em entrevistas realizadas com atores e diretores que atuaram na produção artística e de formação do Teatro Vila Velha e da Universidade Livre do Teatro Vila Velha e que, por consequência, contribuíram na construção ideológica do espaço, tendo por base a História Oral temática e algumas informações coletadas de documentos do próprio Teatro. A complexidade do universo de saberes que envolve o Teatro Vila Velha, não só como espaço artístico, mas também de formação é algo que envolve os anseios dos fundadores na forma como enxergavam a arte e como queria apresenta-la, o ambiente político cultural dos últimos 60 anos, e, principalmente, a construção de sua imagem, que é visto como um espaço com identidade própria, produção vanguardista e disruptiva.