Banca de DEFESA: CRISTINA SEVERIANA DOS SANTOS

DISCENTE : CRISTINA SEVERIANA DOS SANTOS
DATA : 30/09/2021
LOCAL: FACED UFBA

RESSIGNIFICAÇÃO DE ATOS DE CURRÍCULO NO PROCESSO FORMATIVO DE CRIANÇAS NEGRAS: SABERES E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chave: Currículo. Atos de currículo. Educação de crianças negras. Prática docente.

A dissertação intitulada “Ressignificação de atos de Currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docente na Educação Infantil,” objetiva compreender como a partir da prática docente pode se constituir atos de currículo e ressignificações no contexto de crianças negras na educação infantil. A pesquisa qualitativa natureza etnográfica adota como inspiração a escolha dos caminhos metodológicos a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A pesquisa foi desenvolvida na escola municipal de Educação Infantil, localizada na rua Maciel de cima, no bairro do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. Como dispositivos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e análise documental, a fim de compreender a realidade pesquisada. Para tanto, utilizamos enquanto aporte teórico, as ideias de Macedo (2008), (2013) sobre atos de currículo como instituinte na formação da criança negra, além de Tardif (2002) nas discussões sobre saberes e pratica docente, Cavalleiro (2001), Silva (2004), Machado (2020), Jesus (2007), abordando as questões raciais na infância, entre outros autores como Foucault (1986), Freire (1987), Silva (1999), Moreira (2010) como fundamentos teóricos propostos para pensar a perspectiva étnico racial na Educação Infantil e o currículo. Como achados temos o entendimento de que a comunidade escolar articula seus atos de currículo para que as professoras desempenhem sua prática antirracista, já os decentes articulam seus saberes a partir do que constituem na escola, como exemplo, na construção de acervos e na acolhida dos saberes da comunidade.

Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS - UFRB